sexta-feira, 30 de outubro de 2015

ESPIAR.

Base na Bíblia: Marcos 03:02-05 “... Estavam também na sinagoga algumas pessoas que queriam acusar Jesus de desobedecer à Lei; por isso ficaram espiando Jesus com atenção para ver se ele ia curar o homem no sábado. Ele disse para o homem: Venha cá! E perguntou aos outros: O que é que a nossa Lei diz sobre o sábado? O que é permitido fazer nesse dia: o bem ou o mal? Salvar alguém da morte ou deixar morrer? Ninguém respondeu nada. Então Jesus olhou zangado e triste para eles porque não queriam entender. E disse para o homem: Estenda a mão! O homem estendeu a mão, e ela sarou...”

O sábado pelo calendário semanal significa o ultimo dia da semana. No livro de Gênesis está escrito que o Senhor Soberano descansou nesse dia da obra da criação. Muitos consideram como um dia de descanso ou dia de reflexão ou ainda um dia para dedicar ao Senhor.

Cada cultura adota uma maneira de interpretar essa data e mesmo dentro de cada cultura existem correntes diferentes de pensamento e interpretação sobre esse dia.

A cultura judaica procura estabelecer horários para considerar o inicio e o término desse dia chamado Sábado em média para essa cultura, ocorre a partir das 18 horas da sexta e encerra as 18 horas do sábado, logo consideram de por do sol a por do sol como está escrito em Gênesis e houve tarde e manhã no dia um até o dia sétimo da semana da criação.

Com o passar dos anos mesmo nessa cultura milenar houve intervenções que nada tinham a ver com guardar o sábado. E Jesus em um shabbat estava dentro de uma sinagoga com seus discípulos e lá estavam também um homem de mão atrofiada e também alguns que só estavam ali para espiar e os demais.

Espiar no sábado para poder apontar um erro quanto à possibilidade de quebrar o zelar pelo sábado por parte do Mestre Jesus. Tudo devido ao fato deles de zelar muito mais do que procurar entender o real significado do sábado.

Jesus chama o homem com a mão atrofiada e no mesmo momento questiona diretamente todos os presentes.

Por não ter resposta deles, Jesus fica ao presenciar essa atitude de não querer entender perplexo; e expressa seus sentimentos devido a dureza contida em cada coração.

A frase final, devido ao silencio, foi direta ao homem para estender suas mãos e o resultado ocorreu do milagre em pleno sábado em restituir a outra mão sã.

Alegria para o próprio e muitos presentes tem, tenho certeza e em outros o desejo de conspiração aos que sentiram indignação pela ação nesse dia do sábado.

Certa vez Jesus, falando as multidões e aos seus discípulos mostrou aos fariseus e escribas sua incoerência quanto ao que se pode falar e jurar sobre quem é o mais importante: o santuário ou o ouro, Jesus informa a eles que: quem santifica o ouro é o Lugar do Templo em que está e vocês dizem o contrário (Mateus 23:16-17).

Muitos correm o mesmo risco de se achar zeloso pelo cuidado com a tradição e deixar assim que o Senhor dos senhores tenha sua legítima adoração vinda de um coração sincero e uma mente sã, simplesmente porque sua motivação é a de estar nesse local de adoração exclusivamente para espiar e procurar atitudes contrárias ao que imagina certo.


Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário