sexta-feira, 17 de abril de 2015

O SENTIMENTO IMPEDE.

Base na Bíblia: Lucas 04: 24-27 ... E continuou: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. Eu digo a vocês que, de fato havia muitas viúvas em Israel no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e meio, e houve uma grande fome em toda aquela terra. Porém Deus não enviou Elias a nenhuma das viúvas que viviam em Israel, mas somente a uma viuvá que morava em Sarepta, perto de Sidom. Havia também muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi curado. Só Naamã, o sírio, foi curado...”

O sentimento nos atrai ou  repele, sua força é descomunal e age dentro do ser humano. Muitos vivem o tempo todo no limite entre o amor e o ódio, que são os frutos do sentimento expostos, eles sempre buscam o momento de dizer: “basta”, esse é o limite na maioria das vezes e também convivendo de aparência somente pelo interesse por algo que podemos chamar simplesmente de “engolir sapo”.
Esse lado humano convive perfeitamente com o lado pacifico e paciente que há em todos nós e vai se desenvolvendo a cada dia, ou não, dependendo exclusivamente das circunstancias que as cercam em seu viver. Esse desenvolvimento tem interferências diretas ocorrendo desde a base de nossa formação seja no lar, na família, na escola, dos parentes, amigos e trabalho, os quais sempre procuram colocar seus valores e referencias do certo e errado e assim estendendo ao que é do bem e ou do mal.
Cada um de nós, ou seja, eu e você temos o nosso tempo de maturação e nesse processo muitos sufocam o lado de acreditar no Criador e vivem uma vida forrada de amargos e duvidosos pensamentos e atitudes sobre tudo e de todos, criando seu padrão de certo e por fim eliminam valores aprendidos desde a infância para não dar oportunidade a esse sentimento, pois sabem que para eles seu fim é a destruição.
Jesus lia o profeta Isaias e claramente informou aos ouvintes que as palavras lidas se completavam nele. De imediato a comparação exclusivamente material dos presentes para com sua pessoa ocorreu e Jesus foi comparado a simplesmente um ser humano, igual a eles, claramente enquanto diziam entre si: Você só é mais um como nós e nada, além disso, nada há do tipo sobrenatural e concluíram declarando que conheciam perfeitamente seu pai, mãe, irmãos e irmãs.
O Senhor Jesus usou dois exemples aos presentes, que chega inclusive como referencial também aos nossos dias, eles foram extraídos do Velho Testamento como temos certeza hoje, mas na época era a Bíblia toda para eles, pois ainda o Novo Testamento estava sendo iniciado nos passos dados por Cristo; o texto falava sobre o motivo de não receber ajuda mesmo sendo um dos chamados eleitos, enquanto que forasteiros eram abençoados.
Difícil é esse discurso, tanto quanto reconhecer qual tem sido o meu e o seu verdadeiro comportamento diante do Senhor em nosso dia a dia. Temos então pela pregação da Palavra do Senhor a oportunidade de refletir e tomar a real decisão que vai te levar cada um por si aos pés do Salvador e assim toda a raiz de coisas fúteis e também destrutivas que operam até então em nós, nunca mais serão cultivadas em mim e em você.


Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula




Nenhum comentário:

Postar um comentário