sexta-feira, 7 de março de 2014

OS PRIMEIROS ASSENTOS.

Base na Bíblia: Mateus 23:05-09 “... Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjas dos seus mantos; gostam do primeiro lugar nos banquetes, das primeiras cadeiras nas sinagogas, das saudações nas praças, e de serem chamados pelos homens: Rabi. Vós porém, não queirais ser chamados Rabi; porque um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos. E a ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus...”

Existem várias metodologias de ensino em nosso tempo, como outrora  também, uma delas baseia-se no fato da observação e quando analisada extraem-se os pontos que devem ser tomados com cuidado e os que devem ser usados como advertência para deixar de acompanhar os que agem dessa maneira ou procedimento.
Em uma sociedade democrática, como vivemos a liberdade para se expressar, achar o caminho para viver é livre, mas todos sabem que a cada decisão ocorrem as conseqüências, sejam elas positivas ou negativas ou uma soma em proporções distintas e cada uma delas. Desta maneira aparentemente o que cada pessoa faz é de sua total responsabilidade e as conseqüências também deveriam ser assim, mas raramente é assim.
Exemplo, simples: Quando o Brasil foi colonizado por volta de 1500, a cultura existente tinha seus nomes para cada coisa, ou seja, tinham sua própria linguagem, assim cada animal recebia o nome, a Lua, o Sol, etc.., mas a cultura que predominou assumiu seus nomes de colonizadores, e em sua vontade de crescer, iniciou o processo de desmatamento, no que era equilibrado a milhares de séculos e alto suficiente. Hoje pouco mais de 500 anos depois, os efeitos são sentidos e geram conseqüências a todo o Globo Terrestre.
Jesus apontou de forma consistente a preocupação de alguns seres humanos ao procurarem sempre o reconhecimento e valores que realmente não possuem, pois não é somente títulos que apontam ser ou não merecedor dos créditos pretendidos.
A preocupação do Mestre estava muito mais em deixar claro que os critérios estabelecidos nas Escrituras eram suficientes para o melhor desenvolvimento ético e moral de cada indivíduo e não o aumento das vestes ou sua preocupação de ser visto ou ainda reconhecido eram valores duradouros, mas sim, fracos e efêmeros.
Ser chamado para se sentar nos primeiros lugares é muito diferente de infiltrar-se para ser encontrado lá, simplesmente por usar influências e valores obscuros, porém Jesus afirma que esse homem, corre o risco de ser convidado pelo anfitrião a se retirar para que outro mais digno ocupe esse lugar.
O cuidado de Jesus recai sobre o fato de que somos servos de quem servimos simplesmente boa parte da humanidade segue, os caminhos da moda, das tendências do momento, dos valores em jogos, nos meios eletrônicos dentre muitos outros, e se esquecem que o único Pai que é Senhor é o que está nos céus.
A verdade pode estar mais próxima do que imaginamos, posso garantir que está agora aqui mesmo, sinta, pois ela está batendo a sua porta do coração e pedindo para entrar e pronta para colocar em ordem a sua história e organizar seus quartos mais ocultos e mostrar a você o Sol da Justiça com um convite para um banquete eterno.


Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula


Nenhum comentário:

Postar um comentário