sábado, 29 de setembro de 2012

LEVANTA-TE!

Base na Bíblia: Lucas 07: 11-15 “... Pouco depois seguiu ele viagem para uma cidade chamada Naim; e iam com ele seus discípulos e uma grande multidão. Quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam para fora um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. Logo que o Senhor a viu, encheu-se de compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. Então, chegando-se, tocou no esquife e, quando pararam os que o levavam, disse: Moço, a ti te digo: Levanta-te. O que estivera morto sentou-se e começou a falar. Então Jesus o entregou à sua mãe...”

Poderia ser mais uma feliz possibilidade da ocasião, onde o Mestre Jesus sai de Cafarnaum e ruma em direção a uma cidade a cerca de 60 km e ao estar prestes a entrar nela, encontra-se com um cortejo fúnebre. As estatísticas da época poderiam dizer que seria improvável, mas aconteceu.

Jesus era conhecido como um homem religioso, ou mais comumente seria um homem Santo, suas vestes o denunciavam e sua atitude de ir até a direção da família do morto, amparava a expectativa de que haveria uma palavra de conforto ou consolo ou ainda uma atenção espiritual a família enlutada. Ao se aproximar mais Jesus encontrou uma única Senhora a chorar e por sua vestimenta deixava claro que também era viúva. Sua compaixão floresceu ao ver uma mãe a chorar por seu único filho e pediu a viúva para deixar de chorar somente.

Quantas vezes em apuros podemos ser surpreendido, quer por uma atitude, ou mesmo por uma palavra e passamos a ver o impossível virar algo tangível para suspender cada uma de nossas limitações reais. Mas essa ação de Jesus quebrou todas as regras religiosas de sua época e mesmo de nossos dias, pois provocou a fé dessa Senhora viúva, ao fazer com que ela imagina-se o único motivo que faria seu choro cessar.

A multidão entrando e a multidão saindo assistiram em quatro movimentos a mudança que levaria todas essas duas multidões a entrar na cidade de Naim. Foram as seguintes: Tocou no esquife; Pararam a caminhada de saída; Falou diretamente com o que estivera morto; e O devolveu a sua mãe.

Levanta-te é para mim e para você, independe de onde estamos, ouça a voz ainda que seja no mais profundo dos profundos abismos, sinta que sua maneira única vai abrir seus olhos que estavam cegos e te resgatar a vida que te abandonou até este dia.

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário