sexta-feira, 6 de setembro de 2024

O SEGUNDO SOM.

 

Base na Bíblia: Marcos 14:61-72 “... Ele, porém, permaneceu calado, e nada respondeu. Tornou o sumo sacerdote a interrogá-lo, perguntando-lhe: És tu o Cristo, o Filho de Deus bendito? Respondeu-lhe Jesus: Eu o sou; e vereis o Filho do homem assentado à direita do Poder e vindo com as nuvens do céu. Então o sumo sacerdote, rasgando as suas vestes, disse: Para que precisamos ainda de testemunhas? Acabais de ouvir a blasfêmia; que vos parece? E todos condenaram como réu de morte. E alguns começaram a cuspir nele, e a cobrir-lhe o rosto, e a dar-lhe socos, e a dizer-lhe: Profetiza. E os guardas receberam-no a bofetadas. Ora, estando Pedro embaixo, no átrio, chegou uma das criadas do sumo sacerdote e, vendo a Pedro, que se estava aquentando, encarou-o e disse: Tu também estavas com o nazareno, esse Jesus. Mas ele o negou, dizendo: Não sei nem compreendo o que dizes. E saiu para o alpendre. E a criada, vendo-o, começou de novo a dizer aos que ali estavam: Esse é um deles. Mas ele o negou outra vez. E pouco depois os que ali estavam disseram novamente a Pedro: Certamente tu és um deles; pois és também galileu. Ele, porém, começou a praguejar e jurar: Não conheço esse homem de quem falais. Nesse instante o galo cantou pela segunda vez. E Pedro lembrou-se da palavra que lhe dissera Jesus: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. E, caindo em si, começou a chorar. ...”

 

“... Mas Yeshua permaneceu calado e nada respondeu: Outra vez, o kohen hagadol lhe perguntou: ‘Você é o Mashiach, Bem-HaM’vorakh?’. ‘Eu sou’, respondeu Yeshua. ‘Além disso, vocês verão o Filho do Homem sentado à direita de HaG’vurah e vindo com as nuvens do céu’. Com isso, o kohen hagadol rasgou suas roupas e disse: ‘Por que precisamos de mais testemunhas? Vocês ouviram blasfemar! Qual é sua decisão?’. E todos o declararam culpado e réu e merecedor da pena de morte. Então alguns começaram a cuspir nele. Depois de vendar-lhe os olhos, começaram a golpeá-lo com os punhos e a dizer: ‘Vamos ver se você profetiza!’. Assim que os guardas o levaram, também o espancaram. Enquanto isso, Kefa estava no pátio, abaixo. Uma das empregadas do kohen hagadol viu Kefa tentando se aquecer, olhou para ele e disse: ‘Você estava com o homem de Natzeret, Yeshua!’. Mas ele negou, dizendo: ‘Não tenho a menor idéia do que você está falando!’. Ele saiu para a parte da frente da casa, e o galo cantou. A moça o viu e começou a dizer aos que estavam por perto: ‘Esse ai é um deles’. Ele negou outra vez. Um pouco depois, as pessoas que estavam por alí disseram a Kefa: ‘Você deve ser um deles, porque é da Galil’. Ele começou a lançar uma maldição sobre si ao jurar: ‘Não conheço esse homem de quem vocês estão me falando!’ – E imediatamente o galo cantou pela segunda vez. Então Kefa se lembrou do que Yeshua lhe dissera: ‘ Antes que o galo cante duas vezes, você me negara três vezes’. E lançando-se ao chão, chorou. ...”

:

Som segundo o dicionário da língua portuguesa se define como: tudo que é captado pelo sentido da audição seja ruído, barulho, ou vibração que se propaga num meio elástico com uma frequência entre 20 e 20.000 Hz, capaz de ser percebida pelo ouvido humano, logo, em comunicação há muitos meios que em sua linguagem gera som, que todos o decodificam para tomar suas decisões em seu dia a dia.

O Messias é interpelado pelo sumo sacerdote sobre sua definição pessoal quanto ao ministério que exercia, de forma direta faz essa pergunta e em sua resposta, ele declara o nome do Eterno, ao mencionar: Eu sou, e também faz uma declaração complementar que evidência a relação de harmonia infinita que havia com o Pai.

As testemunhas que não se complementavam entre si, em suas acusações são descartadas e a ação pessoal do sumo sacerdote ao ouvir e rasgar suas roupas, passar por sua vez, seu sentimento aos demais sacerdotes, anciões e mestres da lei (escribas) presentes, e deles ouvem uma definição unanime (entre 30 ou 70 pessoas mais ou menos), sobre o veredito de sentença de morte.

Nos dias que vivemos a maneira de validar ações ou desqualificar ações pouco ou nada mudou, bastando muitas vezes o líder ser carismático ou de palavras coerentes para que pessoas aceitem sua informação sem buscar outras fontes, ou mesmo tentar entender o contexto de cada ato que é submetido para validação, para ter clareza nas suas tomadas de decisões.

O ativismo religioso, como o ativismo de qualquer natureza pode ser refúgio para os que buscam o meio de serem ouvidos e assim levarem outros a manterem-se em apoio as suas ideias, mas as palavras do Messias, sempre apontam para que pelos seus frutos os conhecereis, pois de uma árvore de banana jamais se colhe uma manga.

Assim, O Messias foi sentenciado, mas ainda não executado, pois somente a Roma pertencia essa possibilidade, sofreu a partir dessa sentença, sim os atos malvados iniciaram, sobre sua vida e a crueldade teve sua participação por parte dos presentes (ainda que não definido quantos o fizeram).

Do Lado de fora estava Pedro envolvido em sua missão de agente secreto, como aquele que segue a distância e dissimulado, assim como era Nicodemos e José de Arimatéia, mas não tardou para uma empregada da casa, chamar a atenção dele e o classificar como sendo ele um dos seguidores do Messias, vindo de Nazaré da Galiléia, mas prontamente o negou (o som do galo se ouviu, mas nada incomodava a ninguém, afinal não era relevante).

Pedro incomodado, sai de onde estava, vai para a frente da casa e procura um novo lugar, mas essa pessoa novamente o classifica agora diante de outras pessoas como sendo ele um dos seguidores do Raboni, mais uma vez, ao ouvir essa afirmação, ele a recusa declarando que havia um equívoco de identificação.

Nada está fora de controle, para Pedro, o som que seus ouvidos querem ouvir são das palavras do Messias e sua libertação, ou liberação, pois nada contrário havia ele praticado aos costumes e as leis que ensinava nas praças, nos átrios do templo, em todos os lugares aonde o povo se ajuntava a sua volta, mas de novo, um grupo de pessoas emitem um som, avaliando sua pessoa e sua provável região que era oriundo, agora ele enfático afirma que não era conhecido pelo Messias, todos ouvem sua resposta, mas independente de seus julgamentos pessoais, o galo emite um som, que para Pedro, passou a ter significado, ao lembrar-se das Palavras de Jesus, sobre esse assunto, sim o segundo som o levou ao pranto.

O Senhor veio trazer Luz, mas as trevas não deixaram de ser trevas, onde a luz entra a treva deixa de ter supremacia, e o comportamento da luz começa a ter fruto é semelhante como quando uma semente é colocada em um solo que foi preparado para a receber, essa produz no seu tempo frutos e sim frutos com abundância, os quais passam a fazer com que a velha criatura dispa-se e a nova criatura passe a ouvir o som do chamar do Bom Pastor.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário