sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

PERPLEXO AO OUVIR.

 

Base na Bíblia: Marcos 10:25-31 “... É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. Com isso eles ficaram sobremaneira maravilhados, dizendo entre si: Quem pode, então, ser salvo? Jesus, fixando os olhos neles, respondeu: Para os homens é impossível, mas não para Deus; porque para Deus tudo é possível. Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos. Respondeu Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no mundo vindouro a vida eterna. Mas muitos que são primeiros serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros. ...”

 

"... É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha que um rico entrar no Reino de Deus’. Eles ficaram perplexos e lhe disseram: ‘Então quem pode ser salvo? Yeshua olhou para eles e disse: ‘Humanamente isso é impossível, mas não para Deus; para ele, todas as coisas são possíveis’. Kefa começou a dizer-lhe: ‘Nós deixamos tudo para segui-lo’. Yeshua falou: ‘Sim! Eu lhes digo que ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por minha causa e por causa das boas novas, deixará de receber cem vezes mais, agora, no ‘olam hazeh, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras com perseguições; e, no ‘olam haba, a vida eterna. No entanto muitos dos primeiros serão os últimos. E muitos dos últimos serão os primeiros!’. ...”

 

Quando pensamos sobre a palavra perplexo, e a relacionamos com acontecimentos que já tenhamos passado ou mesmo que simplesmente ouvimos, podemos imaginar e lembra de fatos que ocorreram e nos levaram a hesitar, ou ficar indeciso, ou mesmo irresoluto, bem como tomado de espanto e/ou atônito, uma vez que a perplexidade pode ocorrer aos seres humanos múltiplas vezes durante a jornada de cada um sobre a face da terra.

Para o homem que se aproximou de Jesus, para saber o que era necessário para estar no reino de Deus, ocorreu o momento em que pela resposta do Messias para ele fez com que estivesse perplexo e assim tomou a iniciativa de se afastar.

Os discípulos ouvem do Messias, algumas novas palavras sobre o comportamento humano, a qual tratava do assunto que acabara de fazer com que o homem fosse embora, e em suas palavras, aos discípulos, são apresentadas uma comparação quanto a dificuldade de permitir algo grande passar por algo muitas vezes menor.

Perplexos (sobremaneira admirados) os discípulos perguntam ao Senhor, sobre quem poderia ser apto para ser salvo, pois ao ouvir parecia ser improvável aos seres humanos por si alcançarem a salvação.

O Messias responde afirmativamente sobre a impossibilidade pessoal de cada um, mas inclui o fato de que para o Eterno tudo é possível, em suas palavras afirma que para o Senhor a salvação é real e acessível a todos.

Simão Pedro menciona ao Senhor que eles deixaram tudo para o seguir e em resposta todos ouviram que ninguém seria esquecido, mesmo que houvessem deixado pessoas ou bens materiais, inclusive durante seus dias sobre a face da terra.

A cada dia cada um dos seres humanos tomam decisões e uma delas sempre estará dentro das Palavras do Senhor, que apresenta as Boas Novas a todos, pois o plano redentor foi elaborado e executado na pessoa do Messias, independentemente de classe social, ou fatores definidos entre as sociedades que vigorem, mas assim será como foi com o homem que fez a pergunta direta ao Senhor, e assim tomou sua decisão pessoal de como deveria seguir sua vida sobre a face da terra.

Jesus apresenta aos seus discípulos também e a todos que leem e ouvem esse texto uma expressão que nos faz ficar perplexos, ao afirmar que: ‘No entanto muitos dos primeiros serão os últimos. E muitos dos últimos serão os primeiros!’.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula






 






Nenhum comentário:

Postar um comentário