sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

OPORTUNIDADE.

 

Base na Bíblia: Marcos 10:35-44 “... Nisso aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo-lhe: Mestre, queremos que nos faça o que te pedimos. Ele, pois, lhes perguntou: Que quereis que eu vos faça? Responderam-lhe: Concede-nos que na tua glória  nos sentemos, um à tua direita e outro à tua esquerda. Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis beber o cálice que eu bebo, e ser batizados no batismo em que eu sou batizado? E lhe responderam: Podemos. Mas Jesus lhes disse: O Cálice que eu bebo, haveis de bebê-lo, e no batismo em que eu sou batizado, haveis de ser batizados; mas o sentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence concedê-lo; mas isso é para aqueles a quem está reservado. E, ouvindo isso os dez, começaram a indignar-se contra Tiago e João. Então Jesus chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os que são reconhecidos como governadores dos gentios, deles se assenhoreiam, e que sobre eles os seus grandes exercem autoridade. Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro será servo de todos. ...”

 

“... Ya’akov e Yochanan, filhos de Zavdai, aproximaram-se dele e disseram: ‘Rabbi, gostaríamos que nos fizesse um favor’. Ele lhes disse: O que querem que eu faça por vocês?’. Eles responderam: “Quando estiver em sua glória, deixe-nos sentar com você. Um à sua direita e o outro à sua esquerda’. Yeshua, porém, disse: ‘Não sabem o que estão pedindo! Vocês podem beber do copo que estou bebendo? Ou ser imersos na imersão pela qual devo passar?’. Eles lhe responderam: ‘Podemos’. Yeshua respondeu: ‘O copo do que estou bebendo, vocês beberão; e a imersão na qual estou sendo imerso, vocês também passarão por ela. Entretanto, sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não pertence a mim conceder. Na verdade, esses lugares já foram preparados’. Quando os outros dez ouviram falar sobre isso, ficaram indignados com Ya’akov e Yochanan. Mas Yeshua os chamou e disse: ‘Vocês sabem que entre os goyim as pessoas que devem governar se tornam tiranas, e seus superiores se transformam em ditadores. Mas entre vocês isso não pode acontecer! Ao contrário, quem quiser ser líder deve servir vocês; e quem quiser ser o primeiro de vocês deverá se tornar escravo de todos! Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida como resgate por muitos’. ...”

 

Sabemos que antecipadamente o futuro foi apresentado a cada um de seus discípulos, assim como a todos os que ouviram e ouvem e ouvirão, e assim sem alterar tem-se mantido século após século, porém há um alerta para todos, onde está declarado que o Senhor vai Voltar, sua morte e ressurreição eram definidos nas Escrituras e o Cordeiro de Deus se apresentou e seguiu a vontade do Pai.

Seus discípulos ouviram e dois deles se aproximaram do Messias, percebendo uma oportunidade e rapidamente chamaram a atenção do Senhor com um pedido sincero, com a expectativa certa de que seriam atendidos, e desta forma usaram dessa estratégia inicialmente para iniciar um pedido e assim chamou sua atenção.

A Sociedade de todos os tempos sempre se aproveitou das oportunidades para o seu melhor fim, sempre para elas, assim seja na expansão de território, ou na esfera do conhecimento e dos meios para gerar mais resultados com menos esforços, ou semelhante a este exemplo, o ato de fazer o melhor com qualidade perfeita, como exemplo, cito os alimentos produzidos em larga escala com qualidade e sem defeitos naturais

Tiago e João conseguiram chamar a atenção de Jesus para si e ouviram suas palavras em resposta à pergunta deles, perguntado qual seria o pedido que deveria atender.

Eles prontamente citaram seus alvos no tempo futuro de estarem juntos com o Senhor em sua glória e um deles à direita e outro à esquerda, com certeza podemos imaginar que estariam inseguros sobre a antecipada definição de qual deles seria o que ocuparia o direito da direita, assim não definiram previamente.

As palavras do Messias declaram a cada um deles que o pedido por eles feito, era possível atingir partes, porém a execução final estava sobre a definição do Pai, o qual enviou seu Filho, para livrar ou libertar o ser humano da separação que havia com o Seu Criador.

O Plano Celestial estava diante de cada um deles, sim a proposta de conhecer a verdade estava com eles e cada um deles, ainda assim, buscavam para si, mesmo diante do Messias, sua oportunidade pessoal de ampliar seus horizontes com luzes e prestígios efêmeros.

Os demais discípulos, ouviram o pedido e a resposta, desencorajando o pedido, uma vez que poderiam até ser, mas a eleição seria pelos meios que o Eterno definisse, e os dez ficaram indignados contra os dois, mas o próprio Messias, citou o comportamentos dos goyim (gentios) que ao se tornarem elegíveis passam a ser pessoas tiranas e os superiores ditadores.

Mais uma vez o Bom Mestre apresenta o meio para se aproveitar legitimamente da Oportunidade que possa aparecer (e aparece) a cada um, porém seguindo o padrão definido desde a fundação do Mundo, servir para ser líder e ser escravo dos seus a quem quer ser o primeiro.

O termo Cristão é muito conhecido, independente do grau da cultura e/ou da religião, sejam a qual povos, forem apresentados, porém esse termo só foi usado, muitos anos após a ressurreição do Messias, e era usado inicialmente para definir aqueles que anunciavam as Boas Novas, e enfim, aos discípulos que passavam a seguir o Messias Yeshua, significando na linguagem popular da época, os cristãozinhos, ou seja, pequenos representantes do Messias.

Cada dia, tem suas oportunidades, dentre elas, todos os dias há uma que declara, para mim e para você: ‘Venham a mim, todos os que passam por lutas e estão sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para a alma. Pois o meu jugo é suave e minha carga é leve’. Mateus 11:28-30.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula












Nenhum comentário:

Postar um comentário