sexta-feira, 28 de julho de 2023

TENDO OUVIDO FALAR.

 

Base na Bíblia: Marcos 05:20-26 “... Ele se retirou, pois, e começou a publicar em Decápolis, tudo quanto lhe fizera Jesus; e todos se admiravam. Tendo passado de novo no barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava à beira do mar. Chegou um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo e, logo que viu a Jesus, lançou-se-lhe aos pés, e lhe rogava com instância, dizendo: Minha filhinha está nas últimas; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare e viva. Jesus foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava. Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia. E que tinha sofrido bastante às mãos de muitos médicos, e despendido tudo quanto possuía sem nada aproveitar, antes indo a pior, ...”

 

“... Ele foi embora e começou a proclamar nas Dez Cidades quanto Yeshua tinha feito por ele, e todos ficaram admirados. Yeshua voltou de barco para a outra margem do lago, e uma grande multidão se reuniu ao redor dele. Então chegou ali um oficial da sinagoga, chamado Ya’ir, que se prostou a seus pés e lhe implorou desesperadamente: ‘Minha filinha está quase morrendo! Venha, por favor, e imponha as mãos sobre ela, para que fique boa e viva’. Yeshua foi com ele. Uma grande multidão o seguia e apertava. Entre eles, estava uma mulher padecendo de hemorragia havia doze anos. Ela sofrera muito sob o cuidado de vários médicos. Gastou todas as economias, mas em vez de melhorar, piorava.” ...”

 

Jesus apresenta ao homem que vivia vagando a oportunidade de estar seguro de suas ações e poder compartilhar a todos por onde passasse o que de fato acontecerá em sua história de vida, e ele por sua vez ao invés de seguir seu plano original, passou a seguir a proposta do Messias, para sua vida.

No cotidiano de nossos dias, muitas vezes ouvimos falar de acontecimentos ou sobre pessoas que nos fazem refletir suas condutas e em muitos casos nos compararmos as mesmas, usando esse meio para ser possível, a partir de um acontecimento ou fato, chegarmos a ser possível definirmos nossas opiniões sobre o que vamos descartar ou aderir.

Esse homem que não temos sua identidade revelada, mas sabemos que ele era natural da região dos Gadarenos, em um local chamado de Dez Cidades (Decapólis), a qual se situava na margem oposta ao território de Israel, teve sua história confrontada e conhecemos os acontecimentos, pois cuidadores de porcos que também ali estavam, foram rapidamente informando as pessoas do lugar, os acontecimentos que presenciaram.

Sua decisão foi tomada, e executada, assim como o Messias optou por retornar a outra margem do lago, lembremos também que o povo local, eram favoráveis a que o Mestre realmente saísse de seus termos, e ao chegar na outra margem, uma multidão já lá estava esperando-o.

Dentro desse grupo de pessoas pelo texto que lemos observamos que duas pessoas dentre eles, foram destacadas, o primeiro era chamado de Jairo e tinha uma função importante na sinagoga local, e tendo ouvido falar que ali estava o Messias foi em sua direção e rogou a ele diante de todos, para que o acompanhasse e colocasse suas mãos sobre sua filha que estava enferma, para que essa sarasse.

E pelo texto sabemos na leitura Jesus estava de acordo com seu pedido e o seguia, porém no trajeto a multidão que também os acompanhavam, fizeram com que o caminho ficasse apertado para eles, e mesmo assim continuavam nele para atender o pedido de Jairo.

Uma segunda pessoa é citada e está comparece também no local, e sobre ela é tecido um comentário sobre sua enfermidade e o interesse dela em conseguir a cura através dos meios existentes e infelizmente encerra definindo que apesar de seus esforços para realizar os tratamentos seu estado de saúde só estava piorando.

Sim, podemos notar que cada uma dessas três pessoas tinha algo em comum e de alguma forma cada um deles ouviram falar e achegaram-se ao Senhor e para cada um deles, sem considerar nesse momento a multidão, o Messias tratou de maneira perfeita no sentido de incluí-los no meio de suas histórias e apresentar o meio necessário para uma melhora real em cada uma de suas vidas.

Nos dias de ontem, quando aconteceu esse fato, passado o tempo que nos levou aos dias de hoje, onde os fatos são apresentados a cada um e ainda pensando no tempo futuro que há porvir, todos devem ter a oportunidade de ouvir falar do Messias, exatamente para que cada um possa assim como ocorreu na vida desses três exemplos, para tomarem uma clara decisão sobre o chamado que bate ao que ouve a voz do Bom Pastor.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula













Nenhum comentário:

Postar um comentário