sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

O REGRESSO.

 

Base na Bíblia: João 04: 51-54 e 05: 01-05 “... No caminho encontrou-se com os seus empregados, que disseram: O seu filho está vivo! Então ele perguntou a que horas o filho havia começado a melhorar. Os empregados responderam: Ontem, à uma da tarde, a febre passou. Aí o pai lembrou que havia sido naquela mesma hora que Jesus tinha dito: ‘O seu filho vai viver.’ Então ele e toda a família creram em Jesus. Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus foi até Jerusalém. Ali existe um tanque que tem cinco entradas e que fica perto do Portão das Ovelhas. Em hebraico esse tanque se chama ‘Betezata’. Perto das entradas estavam deitados muitos doentes: cegos, aleijados e paralíticos. {Esperavam o movimento da água, porque de vez em quando um anjo do Senhor descia e agitava a água. O primeiro doente que entrava no tanque depois disso sarava de qualquer doença.} Entre eles havia um homem que era doente fazia trinta e oito anos. ...”

 

“... Estando ele ainda a caminho seus servos o encontraram com a notícia de que seu filho estava vivo. Então ele perguntou em que momento o filho tinha melhorado, e eles disseram: ‘A febre o deixou ontem, à uma hora da tarde’. O pai percebeu ter sido nessa mesma hora que Yeshua lhe dissera: ‘Seu filho está vivo’; e ele e toda a sua casa confiaram. Esse foi o segundo sinal que Yeshua realizou, depois que veio de Y´hudad para a Galil. Depois disso, houve uma festa, e Yeshua subiu a Yerushalayim. Em Yerushalayim, perto do portão das Ovelhas, existe um tanque chamado em aramaico Beit’Zata, no qual fica uma grande multidão de inválidos: cegos, mancos e paralíticos. Um dos que estavam ali era doente fazia trinta e oito anos. ...”

Nota: Em alguns manuscritos contém os versículos 3b e 4: ‘{esperando pelo movimento da água, pois algumas vezes um anjo de Adonai descia até o tanque e agitava a água, e a primeira pessoa a entrar na água depois de agitada era curada de qualquer doença’.

 

Muitos esperam respostas imediatas ou soluções mágicas ou encantadas que mudem sua história em frações de milésimos de segundos, quando é para ser a nosso pessoal favor, e as vezes desejamos sinceramente para alguns poucos próximos, mas aos inimigos se esperam que tarde e que deixe de acontecer ou que se esqueçam e deixe esse mofando.

Há 813,06 km de distância entre Cafarnaum e Caná da Galiléia, uma distancia respeitável como da Capital de Minas Gerais a Capital da Bahia, no Brasil, e lá está aquele homem de alto escalão do poder publico voltando para sua casa, ele havia conversado com Yeshua por volta das 13 horas da tarde, e é encontrado por seus empregados enquanto estava ainda regressando um dia depois.

O regresso se caracteriza por um grupo de acontecimentos que cada um leva em sua bagagem de vida, esse homem 1evava consigo somente uma Palavra de animo, mas foi incapaz de levar fisicamente, o que fora buscar, o Mestre Jesus que tantos sinais e palavras de autoridade havia sido notificado sobre ele na Judéia.

Sua mente o devia estar atormentando durante sua caminhada, como muito acontece com qualquer um que tenha um incomodo ou um problema a resolver, pois queremos nos desfazer rapidinho e deixar para traz qualquer aborrecimento.

Ao ver seus empregados, pode ter sido um momento para ele de difícil definição, afinal Jesus dizia que seu filho vivia, mas os empregados indo até ele poderia sugerir outro fato.

As palavras dos empregados, com toda certeza, foi o que acalmou a mente daquele homem, porém agora veio a dúvida humana, pois seu filho: curado que bom, está são que bom, está sem febre que bom, mas a que horas ou em que momento isto aconteceu?

Imaginem esse homem em seu regresso, caminhando e agora fazendo as contas e confirmando em sua mente que realmente pelas Palavras que ele estava andando, foi a que libertou seu filho da morte, percebam que mesmo sem Jesus estar presente, o testemunho desse pai, levou toda a sua família a Confiar em Jesus.

Jesus agora segue seu ministério baseado no princípio de anunciar as Novas do Reino e regressa a Jerusalém, seu alvo é buscar as ovelhas perdidas da casa e mantê-las em um aprisco seguro, tratadas e curadas de suas enfermidades, dores, tristezas, infortúnios, que lhes acometeram enquanto estavam longe do seu Pastor.

No regresso a Jerusalém, pois havia uma festa local, passa pela Porta das Ovelhas e lá tem um tanque Beit´Zata, que agregava (havia uma razão mística de estarem ali) a sua volta uma multidão de inválidos, e junto deles havia um, um só homem, que tinha 38 (trinta e oito) anos que estava doente, possivelmente a um bom tempo.

O regresso de nossas vidas, pode acontecer a qualquer momento, pois o Eterno nos conhece desde a formação no ventre de nossas mães e para todos sem exceção tem a Palavra de Boas Novas, seja aos mais ricos, influentes e poderosos da terra até aos mais pobres e simples, porém somente os que ouvem a Sua Voz, e param e lhe dão atenção, acontece o novo Caminho, o regresso para a Vida Eterna com o seu Criador.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário