sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

O ENCONTRO COM O MESTRE.

 

Base na Bíblia: João 04: 35-42 “... Vocês costumam dizer: ‘Daqui a quatro meses teremos a colheita’. Mas olhem e vejam bem os campos: o que foi plantado já está maduro e pronto para a colheita. Quem colhe recebe o seu salário, e o resultado do seu trabalho é a vida eterna para as pessoas. E assim tanto o que semeia como o que colhe se alegrarão juntos. Porque é verdade o que dizem: ‘Um semeia, e outro colhe.’ Eu mandei vocês colherem onde não trabalharam; outros trabalharam ali, e vocês aproveitam o trabalho deles. Muitos samaritanos daquela cidade creram em Jesus porque a mulher tinha dito: ‘Ele me disse tudo o que eu tenho feito.’ Quando os samaritanos chegaram ao lugar onde Jesus estava, pediram a ele que ficasse com eles, e Jesus ficou ali dois dias. E muitos outros creram por causa da mensagem dele. Eles diziam à mulher: Agora não é mais por causa do que você disse que nós cremos, mas porque nós mesmos o ouvimos falar. E sabemos que ele é, de fato, o Salvador do mundo. ...”

 

“... Vocês não dizem: ‘Daqui a quatro meses, haverá colheita’? Bem, o que lhes digo é: abram os olhos e olhem para os campos! Eles estão maduros para a colheita! Aquele que colhe já recebe o seu salário e colhe fruto para a vida eterna, de forma que o colhedor e o semeador se alegram juntos – pois neste assunto o provérbio ‘Um semeia, e outro colhe’ é verdadeiro. Eu os enviei para colherem o que não cultivaram. Outros realizaram o trabalho árduo, e vocês se beneficiaram do trabalho deles’. Muitas pessoas daquela cidade de Shomron depositaram a confiança nele por causa do testemunho da mulher. ‘Ele me disse todas as coisas que fiz’. Assim que essas pessoas de Shomron se aproximaram dele, pediram-lhe que ficasse com eles. Ele ficou durante dois dias, e muitos mais passaram a confiar por causa do que ele disse. E disseram à mulher: ‘Não mais confiamos por causa do que você disse, pois o ouvimos por nós mesmos. Sabemos, de fato, que este homem é realmente o Salvador do mundo’. ...”

 

Como é agradável e importante quando pessoas marcam seus compromissos, fazem seus planos e podem usufruir deles junto com os seus, sabemos que na grande maioria das vezes, quando agem assim deixam marcas em suas emoções e lembranças que o seguem por todos seus dias, bem como a cada um dos seus próximos.

Também seja nas demais esferas da vida do ser humano, o ato de ser educado, receber ensinos, conhecimento, bem como de ser levado a meditar e ponderar antes de tomar suas decisões e também o fato de ter exemplos de pessoas reais ajudam em seu caráter e crescimento físico, mental e espiritual, tudo isso para que esse individuo possa vir a ser um cidadão produtivo em seu meio.

Jesus apresenta a seus discípulos o tempo e o momento certo para entender o quanto é importante anunciar o Reino ao povo; assim usando do exemplo da agricultura detalha as etapas do preparo a colheita e acrescenta um fato comum citando que todas as etapas são importantes e todos se alegram com o produto final.

Usa também entre seus discípulos de um provérbio ao declarar: ‘um semeia e o outro colhe’, bem distante do que nós ocidentais, usamos no dia a dia: ‘O que você planta você colhe’, pois a diferença entre eles está no alvo a atingir para o Reino, uma vez que a Palavra é semeada, deitando-se a semente ao solo e só assim se inicia o processo a cada um.

A Palavra estava semeada entre os discípulos, entre muitos ouvintes na Judéia, e Galiléia e agora está ouvida também pela senhora mulher samaritana que transmite a todos de sua cidade Sicar, e destes uma parcela dos cidadãos passam a confiar por suas palavras no Mestre e vão ao seu encontro.

Ao se encontrarem suas palavras diretas ao Mestre foram no sentido de pedir para que ele ficasse mais tempo com eles, Yeshua atende e permanece mais dois dias, por favor, lembremos que eles (Jesus e seus discípulos e talvez mais um grupo pequeno) estavam somente de passagem, afinal era um lugar hostil, inóspito a eles, para enfim poderem chegar mais rápido a Galiléia.

Jesus literalmente para e atende o pedido desses cidadãos e os discípulos podem ver as Palavras do Mestre se confirmando, onde o alimento espiritual está sendo distribuído e o Reino de Deus sendo anunciado, a todos, e sem dúvida para eles, os campos e o tempo da cega ficaram transparente diante de seus olhos.

Com o passar dos dias, aqueles que haviam confiado em Jesus pelo testemunho da mulher, agora chegam perto dessa e declaram que eles continuavam a confiar em Yeshua, porém não só pelo que ela disse, e sim porque eles o ouviram falar e ficaram certos de sua posição ao lado de Yeshua e passaram a testemunhar cada um por si mesmo, que verdadeiramente esse era o Messias enviado para Salvar o Mundo.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário