domingo, 24 de maio de 2015

CULTO FAMILIAR 24 05 2015


CULTINHO DE 24 DE MAIO DE 2015.

HINOS:
1 - POR QUE DELE E POR ELE, PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS...
2 - LAÇOS DE AMOR. FOI TEU IMENSO AMOR QUE ME CONQUISTOU...
3 - COBRE-ME, COM TUAS MÃOS...

HOJE CONSEGUI GRAVAR COMO FILME. ESTOU NESSE MOMENTO TRANSFERINDO PARA O YOUTUBE E DEPOIS PARA O PROJETO SEXTA FEIRA. (ABAIXO JÁ). COMO FAZEM FALTAS, TODOS VOCÊS.

TEXTO BÍBLICO
Marcos: ÊXODO 33:12
E Moisés disse ao Senhor: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos.
Smayler: I TIMÓTEO 1:15
Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
Yuri (O pai deu): ÊXODO 33:13-14.
Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo.Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
Isvi (o pai deu) ÊXODO 33:15
Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.
Mônica (o pai deu) ÊXODO 33:16-17.
Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra? Então disse o Senhor a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço por nome.

PREGAÇÃO: ATÉ ONDE IR OU FALAR...

M. HÁ RAZÃO EM FALAR COM ANIMAIS? NÃO É A VOZ DE COMANDO.
S.: EM PRIMEIRO MOMENTO, DIRIA EU QUE NÃO. QUE NÃO EXISTE RAZÃO EM SE FALAR COM UM ANIMAL, AFINAL ELES NÃO PODEM RESPONDER. MAS PENSANDO MELHOR, ELES RESPONDEM SIM, ASSIM COMO AS PLANTAS. TODO SER QUE RESPIRA, SENTE O AMBIENTE, POR ISSO ACHO QUE POR MAIS QUE PAREÇA LOUCURA (QUE PAREÇA), FALAR COM ANIMAIS E PLANTAS TEM RAZÃO (MENOS COM UM URSO QUANDO ESTE ESTIVER VINDO TE COMER KKK).

M.: SE ESTAMOS ISOLADOS DE TUDO E DE TODOS, SEJA POR UM VOTO OU POR COM SEQUENCIA DE COISAS A NOSSA VOLTA QUE TEMOS OU NÃO INFLUENCIAS DIRETAS, OCORRE A NECESSIDADE DE SUBSTITUIRMOS POR FIGURAS, PESSOAS, REAIS OU IMAGINARIAS, ANIMAIS, PÁSSAROS, AVES, PEIXES, REPTEIS, ANFÍBIOS, ATÉ BARATAS (JOE E AS BARATAS), OU MESMOS COM RATOS COMO NO DESENHO EM RATAUI....

A CAPACIDADE HUMANA MUITAS VEZES SUPERA A LÓGICA, COMO NOS SIMPSONS UM EPISÓDIO QUE TEVE UMA LAGOSTA ELE A CRIOU E POR UM ERRO DEIXOU NA ÁGUA FERVENDO E POR FIM A COMEU. APESAR DE GROTESCO EXISTE SIM ISSO E A CADA DIA MAIS A TECNOLOGIA AJUDA A QUE ISSO SE TORNE UMA CONSTANTE E NÃO UM CASO ISOLADO A QUI E OUTRO ALI.

O EXCESSO DE INFORMAÇÃO TEM GERADO O ISOLAMENTO E DESTE A AMIZADE SOFRE E O RELACIONAMENTO ESTÁ FICANDO RESTRITO A UM EQUIPAMENTO, OU ANIMAL, DEVERÍAMOS SIM ABRIR REGRAS DO TIPO: PARA CADA DEZ MINUTOS DE USO EM TECNOLOGIA, 30 MINUTOS DE DIALOGO DENTRO DE CASA, ISSO REVOLUCIONÁRIA AS FAMÍLIAS; E OS ANIMAIS ESTÃO DENTRO DESTE SENTIDO DE TECNOLOGIA (MEIOS DE FUGIR DA REALIDADE).

MUITOS DIRIAM, MAS NÃO TEM TANTO ASSUNTO ASSIM, PARA OS HOMENS DE ONTEM EU CONCORDO, MAS PARA OS ATUAIS FALAM E CONCORREM DIRETAMENTE COM AS MULHERES, VEJA QUE PARA ELAS NUNCA FALTA ASSUNTO.

MAS RESUMINDO EXISTE OS EXTREMOS ESSA GERAÇÃO ESTÁ A UM PASSO DE ATINGIR E É COMO A MINHA VIVEU SEM SABER O LIMITE DE PARAR NO NOSSO CASO DE FALAR DEMAIS E OUVIR DE MENOS E DOS ATUAIS DE TRANSFERIREM SEUS SENTIMENTOS A BENS MATERIAIS COMO ANIMAIS E EQUIPAMENTOS DE TECNOLOGIA E ABANDONAR A ALEGRIA DE FALAR E DE SER OUVIDO E VIVE-VERSA. EU SEI O QUE ESTOU ESCREVENDO, POIS ESTOU VIVENDO...

DEIXANDO DE LADO AS DORES DE COTOVELO, VAMOS AS ESCRITURAS PARA VER COMO 2 A 3 MIL ANOS ANTES DE CRISTO VIVIAM OS POVOS, sobre este tema de pregação.

TEXTO: NÚMEROS 22:1-35 (Yuri com uma calculadora eu consigo dividir por 2 e saber quantos pra cada um ...)

Depois partiram os filhos de Israel, e acamparam-se nas campinas de Moabe, além do Jordão na altura de Jericó.
Vendo, pois, Balaque, filho de Zipor, tudo o que Israel fizera aos amorreus,
Moabe temeu muito diante deste povo, porque era numeroso; e Moabe andava angustiado por causa dos filhos de Israel.
Por isso Moabe disse aos anciãos dos midianitas: Agora lamberá esta congregação tudo quanto houver ao redor de nós, como o boi lambe a erva do campo. Naquele tempo Balaque, filho de Zipor, era rei dos moabitas.
Este enviou mensageiros a Balaão, filho de Beor, a Petor, que está junto ao rio, na terra dos filhos do seu povo, a chamá-lo, dizendo: Eis que um povo saiu do Egito; eis que cobre a face da terra, e está parado defronte de mim.
Vem, pois, agora, rogo-te, amaldiçoa-me este povo, pois mais poderoso é do que eu; talvez o poderei ferir e lançar fora da terra; porque eu sei que, a quem tu abençoares será abençoado, e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado.
Então foram-se os anciãos dos moabitas e os anciãos dos midianitas com o preço dos encantamentos nas suas mãos; e chegaram a Balaão, e disseram-lhe as palavras de Balaque.
E ele lhes disse: Passai aqui esta noite, e vos trarei a resposta, como o Senhor me falar; então os príncipes dos moabitas ficaram com Balaão.
E veio Deus a Balaão, e disse: Quem são estes homens que estão contigo?
E Balaão disse a Deus: Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas, os enviou, dizendo:
Eis que o povo que saiu do Egito cobre a face da terra; vem agora, amaldiçoa-o; porventura poderei pelejar contra ele e expulsá-lo.
Então disse Deus a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás a este povo, porquanto é bendito.
Então Balaão levantou-se pela manhã, e disse aos príncipes de Balaque: Ide à vossa terra, porque o Senhor recusa deixar-me ir convosco.
E levantaram-se os príncipes dos moabitas, e vieram a Balaque, e disseram: Balaão recusou vir conosco.
Porém Balaque tornou a enviar mais príncipes, mais honrados do que aqueles.
Os quais foram a Balaão, e lhe disseram: Assim diz Balaque, filho de Zipor: Rogo-te que não te demores em vir a mim.
Porque grandemente te honrarei, e farei tudo o que me disseres; vem pois, rogo-te, amaldiçoa-me este povo.
Então Balaão respondeu, e disse aos servos de Balaque: Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia ir além da ordem do Senhor meu Deus, para fazer coisa pequena ou grande;
Agora, pois, rogo-vos que também aqui fiqueis esta noite, para que eu saiba o que mais o Senhor me dirá.
Veio, pois, Deus a Balaão, de noite, e disse-lhe: Se aqueles homens te vieram chamar, levanta-te, vai com eles; todavia, farás o que eu te disser.
Então Balaão levantou-se pela manhã, e albardou a sua jumenta, e foi com os príncipes de Moabe.
E a ira de Deus acendeu-se, porque ele se ia; e o anjo do Senhor pôs-se-lhe no caminho por adversário; e ele ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus servos com ele.
Viu, pois, a jumenta o anjo do Senhor, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que desviou-se a jumenta do caminho, indo pelo campo; então Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho.
Mas o anjo do Senhor pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo uma parede de um e de outro lado.
Vendo, pois, a jumenta, o anjo do Senhor, encostou-se contra a parede, e apertou contra a parede o pé de Balaão; por isso tornou a espancá-la.
Então o anjo do Senhor passou mais adiante, e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita nem para a esquerda.
E, vendo a jumenta o anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão.
Então o Senhor abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?
E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria.
E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não.
Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face.
Então o anjo do Senhor lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim;
Porém a jumenta me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; se ela não se desviasse de diante de mim, na verdade que eu agora te haveria matado, e a ela deixaria com vida.
Então Balaão disse ao anjo do Senhor: Pequei, porque não sabia que estavas neste caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei.
E disse o anjo do Senhor a Balaão: Vai-te com estes homens; mas somente a palavra que eu falar a ti, esta falarás. Assim Balaão se foi com os príncipes de Balaque.


Dias de pode ou não pode; Dias de é ou não é, e a resposta ficou complicada primeiramente para BALAQUE, ESSE OUVIU O QUE ACONTECERÁ CONTRA OS AMORREUS, MAS ELES (ESSE POVO QUE COLOCA MEDO NELE) SÓ QUERIAM PASSAR PELO CAMINHO E NÃO DESTRUIR OU ANIQUILAR NINGUÉM, SÓ QUERIAM CHEGAR A TERRA PROMETIDA QUE FICAVA ALÉM DO RIO JORDÃO, MUITO LONGE DAS TERRAS DE BALAQUE.

O MEDO COBRA SEU PREÇO E PROCUROU BALAÃO, ENVIOU SEUS OFICIAIS A CHAMÁ-LO PARA QUE AMALDIÇOASSE ESSAS PESSOAS. BALAÃO ESTAVA FELIZ, PRIMEIRO POR SER LEMBRADO, SEGUNDO POR SER CHAMADO E TERCEIRO POR SER PAGO ANTECIPADAMENTE. MAS AINDA ASSIM, PEDIU QUE ESPERASSEM PARA QUE ELE SOUBESSE O QUE FAZER.

PRONTO A RESPOSTA DO ETERNO FOI CLARA NÃO VÁ, ESTE POVO QUE ELE FALA É ABENÇOADO, MANDA ELES E TUDO O QUE TROUXERAM DE VOLTA. BALAÃO ATENDEU. MAS REI que é REI NÃO ACEITA O NÃO COMO RESPOSTA, CERTO?

BALAQUE NÃO ACEITOU A RESPOSTA E PROVIDENCIOU MAIS HOMENS MAIS HONRADOS QUE OS PRIMEIROS E MAIS RIQUEZAS E OS ENVIOU OM O MESMO PROPÓSITO. BALAÃO PEDIU DE NOVO UM TEMPO. DEUS NOVAMENTE FALOU E DISSE VÁ, MAS FALA O QUE EU QUERO.

BALAÃO OUVIU BEM O VÁ, MAS DEVE TER ESQUECIDO A PALAVRA SEGUINTE QUE O SENHOR COMPLETOU, POIS ALGO SOBRENATURAL ACONTECEU.

VAMOS LÁ. EVA FALOU COM A SERPENTE E OUVIU E ATÉ DIALOGOU COM ELA, LOGO, ANTES ERA NORMAL. POSSIVELMENTE COM OUTROS ANIMAIS TAMBÉM.

HOJE PENSAMOS OCIDENTALMENTE E ASSIM PARA NÓS ANIMAIS RESTRINGIMOS A CÃES, GATOS E PEIXES, MAS OS DIÁLOGOS MAIS FIRMES QUE VEJO NAS RUAS CADA VEZ MAIS SÃO COM CACHORROS E NÃO ME REFIRO A ORDEM, MAS SIM ALGO DO TIPO: papai vai ficar triste com você, ... ou mamãe não gosta que faça assim, .... só que o animal não responde mais... ANTES QUANDO CRIANÇA EU VIA TODO O DIA UM SENHOR QUE PUXAVA CARROÇA TRAZER SEU ANIMAL UM CAVALO FRACO; E ELE GRITAVA BATIA E DISCUTIA COM ELE, NÓS QUE VÍAMOS O CHAMÁVAMOS DE LOUCO...O ANIMAL SÓ QUERIA COMER E MAIS NADA, UM DIA EU TOMEI UM COICE DESTE CAVALO E VOEI ACHO QUE ELE PENSOU QUE EU ERA O DONO...
AGORA BALAÃO, SAI SATISFEITO PARA SER HONRADO PELO REI, E O SENHOR POR SUA VEZ, NÃO APROVA, ESTE TIPO DE PENSAMENTO, PRONTO ENVIA UM ANJO COM UMA ESPADA NA MÃO.

QUEM VÊ? A JUMENTA, E MAIS NINGUÉM, LEMBRE QUE BALAÃO NÃO ESTAVA SÓ TINHA UMA COMITIVA COM ELE.

PRONTO A JUMENTA FAZ O PAPEL DE FUGA COM SUAS MANOBRAS, MAS BALAÃO, O ENTENDIDO, RECEBE COMO INSULTO E DESAGRADO PARA A SUA PESSOA, E RESPONDE COM PANCADAS E VOZ DE DESAPROVAÇÃO.

O ETERNO DISSE ATÉ ONDE IR OU FALAR, MAS AS AUTORIDADES MEXERAM COM A GANANCIA HUMANA DE BALAÃO, A JUMENTA PROCUROU CUIDAR DE BALAÃO E COMO ERA ANIMAL RECEBEU SOMENTE DESPREZO, MAS SEU DIALOGO MOSTROU ATÉ ONDE IR.

QUANDO FUI A IGREJA AOS DEZESSETE ANOS LEMBRO QUE O PASTOR ERA AMERICANO E ELE CONTAVA DOS COSTUMES DE SEU PAÍS EUA, UM DELES EU MARQUEI E GUARDEI PARA MIM ATÉ HOJE. E USO. QUANDO UM ANIMAL FAZ ALGO E ME ASSUSTA OU CHAMA A MINHA ATENÇÃO, PROCURO RAPIDAMENTE AGRADECER A DEUS E RESPONDER DIZENDO: OBRIGADO PORQUE O SENHOR ME LIVROU DE ALGUMA COISA QUE EU IRIA FAZER E ASSIM DESVIOU O MEU PENSAMENTO.

SIM BALAÃO VIU DOIS MILAGRES: O PRIMEIRO A JUMENTA FALAR, ATÉ CONVERSOU; O SEGUNDO: SEUS OLHOS SE ABRIRÃO E VIU O ANJO DO SENHOR, E PODE OUVIR A SENTENÇA QUE ERA SOBRE ELE E TAMBÉM OUVIR A NOVA OPORTUNIDADE DELE SE AJUSTAR; SABEMOS QUE ELE OPTOU POR SE AJUSTAR.

DIANTE DO ACIMA EXPOSTO, FICA CLARO QUE PARA O SENHOR TUDO É POSSÍVEL, PARA ELE CHEGAR ATÉ VOCÊ, SIMPLESMENTE PORQUE ELE AMA OS SEUS E NÃO VAI PERMITIR QUE PALAVRAS DE MALDIÇÃO CHEGUEM A SUA PORTA.

BOA SEMANA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário