sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

IDENTIFICANDO O PRÓXIMO..

Base na Bíblia: Lucas 10:29-35 “... Ele, porém querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo? Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo. De igual modo também um levita chegou perto dele e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nela azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar...”

Diante de perguntas aparecem respostas que podem surpreender ampliar o grau de compreensão ou ratificar o entendimento sobre a questão apresentada ou exposta, mas nunca se esqueça de que devem ser feitas, caso contrário sempre estarão contidas somente em você.
Para muitos a compreensão de próximo, fica identificado e restrito aqueles que fazem o que gostamos ou aquelas com que nos identificamos ou temos afinidade, ou com os que temos ponto de vista em comum e isso é suficiente para responder essa questão.
A pergunta de um Doutor da Lei, ao Rabino Jesus, apesar de parecer ingênua estava carregada de argumentos para acalmar sua alma e esconder sua própria interpretação esperando ouvir os mesmos argumentos de definição do qual ele por sua posição era profundo conhecedor.
Jesus surpreendeu ao apresentar, um homem sem nacionalidade aparente, mas que o sacerdote e o levita que são judeus não o rejeitavam, mas passaram de largo, mas um samaritano, conhecido entre os judeus, por serem considerados como um povo misto, e assim eram pessoas que nem se deveria conversar, esse viu o homem também, mas diferente dos demais cuidou dele, cedeu sua montaria e o levou a um lugar do tipo Estalagem para que pudesse recuperar suas forças e lá esse homem mesmo ferido foi acolhido e o Samaritano deixou o pagamento antecipado e comprometeu-se em pagar qualquer diferença quando voltasse.
Assim é a história da Vida, muitos procuram estar junto a multidões e para tanto é só cutucar uma colmeia, e na grande maioria das vezes acabam sendo feridos e magoados, pois o próximo, como apresentou Jesus, pode ser exatamente aquele que nada tem para lhe oferecer em troca do seu sorriso, da sua honestidade, da sua moral, e do seu amor pelo seu próximo, bem como o que te aceita como você é, e não como você aparenta ser.
Jesus, por amor ao Eterno, abriu mão de sua Glória e sendo obediente veio ao mundo em forma de homem e foi levado a cruz do Calvário, sem pecado, mas pelo meu e de toda a humanidade para abrir o único e Verdadeiro Caminho estreito que leva a reconciliação com o Pai, pois estávamos como o homem que foi pego de surpresa por salteadores e além do dinheiro (posses) quase levaram a nossa vida, mas Jesus teve compaixão cuidou de nossas feridas, apoiou-nos quando nem com nossos pés ficaríamos em pé e nos levou a Estalagem do Celeiro do Senhor, para recuperarmos nossas forças e pagou o preço antecipado na cruz do calvário  e prometeu que vai Voltar.
Agora é possível identificar o próximo, Ele está dizendo agora: Venha como está...


Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula


Nenhum comentário:

Postar um comentário