sexta-feira, 7 de junho de 2013

MISERICÓRDIA SIM E NÃO SACRIFÍCIO.

Base na Bíblia: Mateus 12: 1-6 ... Naquele tempo passou Jesus pelas searas num dia de sábado; e os seus discípulos, sentindo fome, começaram a colher espigas, e a comer. Os fariseus, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos estão fazendo o que não é lícito fazer no sábado. Ele, porém, lhes disse: Acaso não lestes o que fez Davi, quando teve fome, ele e seus companheiros? Como entrou na casa de Deus, e como eles comeram os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem a seus companheiros, mas somente aos sacerdotes? Ou não leste na lei que aos sábados os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Digo-vos, porém, que aqui está o que é maior do que o templo...”

Implicância gratuita, penso que em algum momento, você e eu já fomos alvos, deste tipo de conduta, quer própria ou de terceiros ou ainda, sendo cúmplice desse comportamento. Seja qual for a situação, podemos encontrar nesse relato de Mateus, e também descrito em Marcos e Lucas, que os fariseus procuravam, qualquer motivo para deflagrar sua pontaria contra as atitudes do Mestre Jesus e de seus discípulos.
Tolerância tem limite e é um termo muito difundido em nossos dias e apoiado pelas massas e dentro das classes sociais; Jesus demonstrava sua vontade em tornar claro aos opositores que eles deveriam ser da situação e por serem os zelosos da lei, usar as Escrituras como fonte de referência a favor de suas praticas e só em última instancia o inverso.
Os discípulos proviam do alimento necessário, para saciar suas necessidades momentâneas e pelo texto não colhiam para fazer um estoque futuro, eles naturalmente estavam dentro da racionalidade e tinham consigo o Senhor, que entendia a motivação desse trabalho, ainda que fosse um sábado, porém, a implicância e a falta de tolerância ficaram evidentes, e ainda mais, a acusação estava baseada em fracos argumentos demonstrando mais e mais suas vidas presas a sacrifícios e nada mais.
Misericórdia é a loucura para a raça humana, pois apresenta uma versão, ou uma faceta, que parece impossível ao entendimento humano, e Jesus, apresentou exatamente essa verdade, mostrando as brechas que ficavam abertas, na oposição dos fariseus e o fato dele ser maior que o Templo, onde se ofereciam os sacrifícios.


Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário