sexta-feira, 11 de maio de 2012

MANTER FIRME A VISÃO EM MEIO A TEMPESTADE.



Base na Bíblia: Marcos 4:35-38 “... Naquele dia, quando já era tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado. E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia com ele também outros barcos. E se levantou grande tempestade de vento, e as ondas batiam dentro do barco, de modo que já se enchia. Ele, porém, estava na popa dormindo sobre a almofada; e despertaram-no, e lhe perguntaram: Mestre, não se te dá que pereçamos?...”

Em meio a uma tempestade de vento, estavam estes barcos, mas em um deles, como descrito pelo Escritor Marcos, possivelmente orientado por um velho “lobo do mar” chamado Simão filho de Jonas, apelidado por Jesus de Pedro. Narrava ele, que lá dentro estava o Mestre o qual havia dado a ordem aos discípulos para chegarem ao outro lado do Lago de Genesaré (este é um dos três nomes dados ao mesmo lugar).

Considere a afirmação de que com Jesus no barco há segurança. Mas os discípulos pelo texto, não estavam confiantes, e sim, demonstravam a capacidade natural de ver o vento forte, as ondas a arrebentar dentro do barco, calculavam que estavam longe da margem para ir ou regressar e por fim, percebiam que a água estava a encher o barco. Pare, espere e reflita sobre a situação dos outros barcos que nem Jesus tinha dentro deles e sim somente podiam dizer entre si: “À frente esta o Mestre” e só.

Quando observamos uma tempestade sabemos que a visibilidade torna-se difícil por diversos fatores, e nesta hora somente a praticidade e conhecimento do lugar/meio podem não ser suficientes, o critério de saída utilizado, que nos serve como exemplo, pelos discípulos centrou em despertar o Mestre e a dos demais barcos foram de manter-se firme sem perder a direção em que estava o Barco de Jesus.

Em nossos dias estamos sujeitos a viver momentos de fortes tempestades em nossas diversas áreas da vida ou de nossos entes queridos, mas nesses momentos está referendada a nossa atitude que define o sucesso ou o fracasso. Lembre dos demais barcos que tinham certeza de que Jesus é o Senhor Soberano que estava no barco à frente e continuavam em frente em meio a todos os obstáculos que surgiam e juntos tiveram a resposta.

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário