segunda-feira, 29 de novembro de 2010

DIFERENCIAR O TRIGO DO JOIO.

Base na Bíblia: Mateus 13:24-30 “... Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro...”

Jesus mostra a semelhança do Reino dos céus por uma parábola entre duas sementes de semelhante aspecto e crescimento. Hoje temos na sociedade (incluindo todos seus niveis) um semelhante procedimento.

Um dos maiores sentimentos de vazio ocorre quando nos decepcionamos com pessoas que estão próximos a nós e elas mesmas começam a falar palavras sinceras (criticas) que nos agridem e nos deixam desmotivados em cada um de nossos procedimentos diários, passamos a perceber que se inicia nos sentimentos o falecimento da sensibilidade do tato do tratamento entre pessoas. Na maioria das vezes as palavras são ditas exatamente por quem nunca fez nada sobre o que discorre com suas palavras, mas por estar sempre de fora coloca seu ponto de vista e tenta convencer que somente através da possibilidade de uma forte bajulação e/ou frases de efeito, tornariam a situação que vivemos melhor, porém elas mesmas nunca colocariam em pratica suas palavras. Exemplo Pais sempre ausentes que tentam cativar através “de somente presente” ou nas frazes cheias de efeito do tipo “esse é o meu filhão ou " minha filhona"”.

Simplificando vivemos momentos em que os que trabalham e fazem o seu melhor são duramente criticados por aqueles que de fora só difamam e apontam erros, mas não abrem qualquer espaço para “colocar a mão na massa” e fazer o que dizem que deve ser feito.

É o famoso “vai fazendo eu já volto”, mas Jesus não deixou nada por acontecer ou por fazer, antes tudo fez bem feito. Ele é o nosso exemplo, pois pela salvação recebemos o direito de sermos chamados de filhos. Temos o exemplo de nosso primeiro irmão, o segundo Adão, que é Jesus, o Cristo, o Filho unigênito do Altíssimo, o único caminho, Semeador do trigo, ...

Encontramos assim os famosos joios, que se espalham com o trigo, parece o trigo, cresce como o trigo, mas no tempo da ceifa, quando os frutos estão maduros e prontos, nada tem além de folhas e grão violeta venenoso. Jesus hoje te chama a ser trigo com vida e fruto e na sua Segunda Vinda te ajuntará no celeiro.



Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula

FIGURA ILUSTRATIVA



Parte - 1



Parte - 2



Parte - 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário