sexta-feira, 21 de abril de 2023

SEGUE-ME.

 

Base na Bíblia: Marcos 02: 13-22 “... Outra vez saiu Jesus para a beira do mar; e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava. Quando ia passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. Ora, estando Jesus à mesa em casa de Levi, estavam também ali reclinados com ele e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; pois eram em grande número e o seguiam. Vendo os escribas dos fariseus que comia com os publicanos e pecadores, perguntavam aos discípulos: Por que é que ele come com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo isso, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores. Ora, os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando; e foram perguntar-lhe: Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus. Mas os teus discípulos não jejuam? Respondeu-lhes Jesus: Podem, porventura, jejuar os convidados às núpcias, enquanto está com eles o noivo? Enquanto têm consigo o noivo não podem jejuar; dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo; nesses dias, sim hão de jejuar. Ninguém cose remendo de pano novo em vestido velho; do contrário o remendo novo tira parte do velho, e torna-se maior a rotura. E ninguém deita vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo romperá os odres, e perder-se-á o vinho e também os odres; mas deita-se vinho novo em odres novos. ...”

 

“... Yeshua saiu outra vez para a beira do lago. Toda a multidão se aproximou dele, e ele começou a ensiná-los. Passando por ali, viu Levi Ben-Halfal, sentado na coletoria, e lhe disse: ‘Siga-me!’. Ele se levantou e o seguiu. Enquanto Yeshua estava comendo na casa de Levi, vários coletores de impostos e pecadores estavam sentados com ele e com os talmidim, porque havia vários deles entre seus seguidores. Quando os mestres da Torah e os p´rushim viram que ele comia com pecadores e coletores de impostos, disseram a seus talmidim: ‘Por que ele come com coletores de impostos e pecadores? Mas, ouvindo a pergunta, Yeshua lhes respondeu: ‘Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas, sim, os doentes. Não vim chamar os ‘justos’, mas os pecadores. Também os talmidim de Yochanan e os p´rushim, estavam jejuando. Eles se aproximaram e perguntaram a Yeshua: ‘Por que os talmidim de Yochanan  e os talmidim dos p´rushim jejuam, mas seus talmidim não jejuam? Yeshua lhes respondeu: ‘Podem os convidados para o casamento jejuar enquanto o noivo permanece com eles? Enquanto o noivo estiver com eles, o jejum está fora de questão. Mas virá o tempo em que o noivo será tirado deles; e, quando esses dias chegarem, eles jejuarão. Ninguém costura um pedaço de tecido não lavado em um casaco velho; se o fizer, o remendo novo abrirá o pano velho e deixará um rasgo maior. E ninguém põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, o vinho arrebentará a pele, e tanto o vinho quanto a vasilha de couro se estragarão. Em vez disso, coloca-se vinho novo em vasilhas de couro novas’. ...”

 

Podemos estabelecer diversos critérios para ouvirmos as pessoas que tem interesse em nos apresentar alguma coisa, porém no exato momento em que passamos a estar interessado nas palavras que são ditas, a nossa maneira de interpretar passa a ter um novo sentido.

O Messias estava próximo ao lago da Galiléia e o povo ia para em sua direção e a ação de Jesus era de ensino, logo as pessoas ouviam as palavras apresentadas, e os sinais acompanhavam de maneira que muitos poderiam estar presentes, mas somente com uma motivação maior, receber a mudança em seu problema seja ele físico, mental ou espiritual.

Ao passar por uma coletoria e vê sentado um homem, chamado Levi, e o chama para o seguir, mais uma vez notamos que uma proposta foi apresentada e pelo texto sabemos a reação dessa pessoa, pois se levantou e seguiu.

Na casa de Levi, uma refeição estava sendo oferecida e o Messias estava lá com seus discípulos e publicanos (coletores de impostos) e pecadores todos a volta.

Os mestres da Lei, escribas ao verem essa cena, se chocaram com seus costumes e o que viam acontecendo e passaram a questionar o comportamento do Mestre ao estar ali participando com eles, aos ouvidos de Jesus, essas perguntas chegaram, e a resposta foi direcionada a motivação do cuidado aos que estão fracos, doentes pois sim estes necessitam de médico.

As Palavras do Senhor, continuam sobre essa pergunta e declara que o reino não era para os justos, e sim aos necessitados pecadores.

Nesse texto também encontramos os discípulos dos escribas e de João, o Batista, em um período de jejum e estes conversam com Jesus sobre o porquê que seus discípulos não estavam jejuando como eles.

Jesus, menciona o cuidado de saber o tempo em que se está vivendo e os cuidados que esse tempo precisa para que se possa aproveitar ao máximo, assim deixou claro com um exemplo que o noivo é importante e enquanto entre os seus, ele deve ser visto e conhecido, mas quando se ausenta a regra passa a ter sentido, mas com uma nova ênfase.

Segue-me disse o Messias a Levi, ou Mateus e serve para cada um que ouve a sua voz, porém a proposta é de arrependimento e uma mudança no comportamento de se servir ao Eterno, restaurando o tempo como outrora, no Paraíso quando o Senhor falava na variação do dia com Adão.

Sabemos que remendo novo em pano antigo ou vinho novo em odre velho, geram perdas maiores, e a proposta da redenção é a de trazer vida aos que viviam em trevas e apresentar o novo e vivo caminho, para o Pai.

Manter a bagagem antiga pode ser conflitante, pois os cuidados do Pai ao enviar o Filho era justamente para alinhar as palavras quer pelos profetas e Moisés foram apresentadas em Profecias e assim apresentar as Promessas de Redenção, afinal a Graça era o meio, onde por um homem entrou o pecado no mundo e por um homem a redenção entraria ao cumprir a vontade do Pai com o sacrifício do Cordeiro Pascal.

Segue-me a decisão é sua, é minha é de todos quantos ouvirem a sua Palavra do Vinde a mim todos que estais cansados e ...

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula






 






Nenhum comentário:

Postar um comentário