sexta-feira, 24 de setembro de 2021

SER DESQUALIFICADO.

 

Base na Bíblia: João 09:23-34 “... Foi por isso que os pais disseram: ‘Ele é maior de idade; perguntem a ele.’ Então os líderes judeus chamaram pela segunda vez o homem que tinha sido cego e disseram: - Jure por Deus que você vai dizer a verdade. Nós sabemos que esse homem é pecador. Ele respondeu: - Se ele é pecador, eu não sei. De uma coisa eu sei: era cego e agora vejo! – O que foi que ele fez a você? Como curou você da cegueira? – tornaram a perguntar. O homem respondeu: - Eu já disse, e vocês não acreditaram. Por que querem ouvir isso outra vez? Por acaso vocês também querem ser seguidores dele? Então eles o xingaram e disseram: - Você é que é seguidor dele! Nós somos seguidores de Moisés. Sabemos que Deus falou com Moisés; mas este homem, nós nem mesmo sabemos de onde ele é. Ele respondeu: - Que coisa esquisita! Vocês não sabem de onde ele é, mas ele me curou. Sabemos que Deus não atende pecadores, mas ele atende os que o respeitam e fazem a sua vontade. Desde que o mundo existe, nunca se ouviu dizer que alguém tivesse curado um cego de nascença. Se esse homem não fosse enviado por Deus, não teria podido fazer nada. Eles disseram: - Você nasceu cheio de pecado e é você que quer nos ensinar? E o expulsaram da sinagoga. ...”

 

“... Foi por isso que os pais dele disseram: “Ele tem idade suficiente. Perguntem a ele’. Então, pela segunda vez, chamaram o homem que fora cego e lhe disseram: ‘Jure a Deus que falará a verdade! Sabemos que esse homem é pecador’. Ele respondeu: ‘Se é pecador ou não, não sei. Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo!’. Então lhe disseram: ‘O que ele lhe fez? Como ele abriu seus olhos?. ‘Eu já lhes disse’, ele respondeu, ‘e vocês não me deram ouvidos. Por que querem ouvir outra vez? Acaso também querem se tornar talmidim dele?’. Então eles se zangaram e disseram: ‘Pode ser que você seja talmid dele; nós somos talmidim de Mosheh! Sabemos que Deus falou a Mosheh, mas, quanto a esse homem, nem sabemos de onde ele vem!’. ‘Que coisa estranha’, o homem respondeu, Sabemos que Deus não ouve pecadores; mas, se alguém teme a Deus e prática sua vontade, Deus o ouve. Em toda a história, ninguém, jamais, ouviu sobre a abertura dos olhos de um cego de nascença. Se esse homem não fosse de Deus, não poderia fazer nada’. ‘Por que, seu mamzer, você ousa nos ensinar?’, eles responderam. E o expulsaram. ...”

 

Eu quero estar de bem com todo mundo, é uma frase que muitas pessoas adotam para sua vida sobre a face da terra, ratifico que nas Escrituras também cita: ‘Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens’, porém precisamos entender o que é prudente e o que é exagero quando colocamos essa frase em prática, pois poderemos simplesmente estar cuidando do nosso pessoal jeito de ser, para totalmente repassarmos o problema para o próximo, ao invés de fornecer a verdade e assim mostrar ao seu semelhante que há sim um motivo e uma única motivação para cada ato que promovemos em nosso dia a dia.

Muitos fogem de todas as forma e maneiras de uma resposta direta, por uma dose elevada de medo pelo simples fato do que os outros vão pensar a seu respeito e assim ser ou ficar, ou serem ou ficarem rotulados pelos mesmos (pessoas a volta e ao redor) como desqualificado para permanecer junto a eles, por esse tipo de raciocínio caminhamos quase todos nossos pensamentos.

Ser desqualificado para o padrão do mundo de onde respiramos e vivemos cada dia para ser qualificado junto ao Criador, que é Pai e cuidou com seu Plano de Amor, ao enviar o único meio de resgatar o homem e a mulher de seu caminho errante longe do estreito caminho do Eterno, bem como é a única escolha que nosso coração (mente, cérebro, corpo, células), assim, elegidos estão todo ser humano que respira pode e tem o dever de decidir durante seus dias sob a face desta terra, sobre essa proposta, pois luz e trevas não se misturam, ou melhor são heterogêneas entre si e nunca homogêneas como muitos vivem a propagar erroneamente.

O homem que fora cego é convocado de novo a se apresentar e responder sem mentir diante de Deus, as mesmas perguntas que outrora repetidamente lhe tem sido feita, ele as ouve, mas desta vez, ele acrescenta a seus ouvintes o fato de que eles não o querem ouvir, e que se alguém é ou não pecador ele não tinha juízo sobre isso, mas era certo que de cego ele passou a ver, bem como menciona uma possibilidade de se haver por traz da pergunta deles o objetivo de serem seguidores também de Jesus.

Essa parte da resposta com certeza os incomodou e de pronto repassaram a ele o seguir a Jesus e eles ficavam com o seguir a Moises.

A ignorância por fim foi revelada, pois afirmavam que de Moisés havia plena convicção de quem falara com ele, mas de Jesus nem sequer sabiam de onde ele era, o homem que fora cego cautelosamente declarou, que era estranha essa fala deles, e assim fez um relato desde o inicio do mundo e acontecimentos que todos os presentes eram conhecedores de que o Eterno ouve quem pratica a sua vontade, e a esse responde, pois esse não é pecador e que de fato ele era um cego de nascença que agora pelo agir de Jesus vê.

Todas as religiões do mundo tem seus critérios de adesão e seus meios de exclusão, inclusive os não gentios como podemos observar no texto Bíblico que lemos, quando algo sai do limite que eles se auto impõem a alternativa da exclusão pode ser uma medida rápida e eficaz para tentar solucionar um problema, e assim esse homem que fora cego, agora vê, porém mesmo sendo um judeu descendente da linhagem de Abraão, Isaque e Jacó, está expulso de frequentar uma Sinagoga com seus pais, familiares, amigos, vizinhos e demais participantes (exemplos: pessoas que não conhece ou visitantes).

Houve uma ofensa pessoal dirigida a sua pessoa, pois declararam que ele estava tentando ensinar seus superiores religiosos, ao chamá-lo de mamzer *’tecnicamente o termo refere-se ao fruto de um relacionamento sexual proibido entre pessoas que, segundo a Torah, não deveriam se casar (por exemplo, tio e sobrinha); mas, comumente, é traduzido por bastardo’. Esse vocábulo também é usado como insulto pessoal.’; e assim por eles pode ser desqualificado do seu meio.

Ao concluir apresento a realidade de ser separado do mundo (do ser desqualificado), ainda que estejam no mundo, pois a Pátria que é esperada e está no porvir, a todo aquele que ouve a voz do Pastor, por ter sido enviado pelo Pai e é lembrado pelo Espírito Santo a cada novo dia.

*fonte: Bíblia Judaica Completa, glossário.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário