sexta-feira, 27 de agosto de 2021

SER PRIMEIRO PODE SURPREENDER.

 

Base na Bíblia: João 08:47-59 “... A pessoa que é de Deus escuta as palavras de Deus. Vocês não escutam as palavras de Deus porque vocês não são dele. Eles disseram a Jesus: - Por acaso não temos razão quando dizemos que você é samaritano e está dominado por um demônio? Jesus respondeu: - Eu não estou dominado por nenhum demônio. Respeito o meu Pai, mas vocês me desrespeitam. Não procuro conseguir elogios para mim mesmo; mas existe alguém que procura consegui-los para mim, e ele é o Juiz. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca. Então eles disseram: - Agora temos a certeza de que você está dominado por um demônio! Abraão e todos os profetas morreram, mas você diz: ‘Quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca.’ Será que você é mais importante do que Abraão, o nosso pai, que morreu? E os profetas também morreram! Quem você pensa que é? Ele respondeu: - Se eu elogiasse a mim mesmo, os meus elogios não valeriam nada. Quem me elogia é o meu Pai, o mesmo que vocês dizem que é Deus de vocês. Vocês nunca conheceram a Deus, mas eu o conheço. Se eu disser que não o conheço, serei mentiroso como vocês; mas eu conheço e obedeço ao que ele manda. Abraão, o pai de vocês, ficou alegre ao ver o tempo da minha vinda. Ele viu esse tempo e ficou feliz. Você não tem nem cinquenta anos e viu Abraão? – perguntaram eles. – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: antes de Abraão nascer, “Eu Sou”! – respondeu Jesus. Então eles pegaram pedras para atirar em Jesus, mas ele se escondeu e saiu do pátio do Templo. ...”

 

“... Quem pertence a Deus ouve o que ele diz; o motivo pelo qual não o ouvem é que vocês não pertencem a Deus’ Os habitantes de Y´hudad lhe responderam: ‘Não estamos certos em dizer que você é de Shomron e que tem um demônio?’ Replicou Yeshua: ‘Eu? Não tenho demônio. Honro meu Pai, mas vocês me desonram. Não procuro louvor para mim mesmo. Há quem o procure, e ele é o juiz. Sim, eu lhes digo que quem obedece aos meus ensinos nunca verá a morte’. Os moradores de Y’hudah lhe disseram: ‘Sabemos agora, com certeza, que você tem um demônio! Avraham morreu, e também os profetas; contudo, você diz: ‘Quem obedecer aos meus ensinos nunca experimentará a morte’. Avraham avinu morreu; você não é maior do que ele, é? Os profetas também morreram. Quem você pensa que é?’. Yeshua respondeu: ‘Se louvo a mim mesmo, meu louvor nada vale. Quem me louva é meu Pai, o mesmo que vocês dizem: ‘Ele é nosso Deus’. Vocês não o conhecem, mas eu o conheço; de fato, se dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vocês! Mas eu de fato o conheço e obedeço à sua palavra. Avraham, o pai de vocês, alegrou-se porque veria o meu dia; ele o viu e então se regozijou’. ‘Você ainda não tem cinquenta anos e viu Avraham?’. Disseram-lhe os habitantes de Y’hudad. Yeshua lhes disse: ‘Na verdade, antes de Avraham nascer, Eu Sou!’. Nesse momento, eles pegaram pedras para apedrejá-lo, mas Yeshua foi ocultado e saiu da área do templo. ...”

Conhece alguém que se parece com seu pai? Gostaria que cada um ao ouvir e ler pensasse por alguns momentos mesmo em nossos dias onde muitos buscam os seus próprios interesses primeiro, ainda assim, existe um remanescente que foge a essa regra.

Ser o primeiro a se entregar a Jesus, como seu único Senhor e Salvador de sua vida, e ser membro em uma família de crença diferente, pode ser algo fora do uso e costume de qualquer grupo de pessoas, porém essa pessoa ao receber as palavras da Salvação em momento algum é maior do que aquele que passa a ter em si, e assim repassa a cada dia de um a um, o oferecer desta nova vida, aos que lhe estão próximos e também em continuidade a essa reforma interior e exterior que recebeu, quer envolver com a mesma graça que foi presenteado pelo Senhor Jesus, aos que lhes estão próximos.

Esaú era gêmeo com seu irmão Jacó, cita as Escrituras Sagradas, mas foi o primeiro, notasse na história que com o passar dos anos, a primogenitura era algo sem nenhuma, maior atenção para ele, e já seu irmão, astuto, ao contrário, em dado momento negociou (comprou) por um prato de lentilha a primogenitura de seu irmão.

Em determinado tempo futuro quando Esaú percebeu o que havia feito da primogenitura, buscou com todo zelo e pranto reverter, mas não foi ouvido (Hebreus 12:17 ‘Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a benção, foi rejeitado; porque não achou lugar de arrependimento, ainda que o buscou diligentemente com lágrimas).

Uma vez que os habitantes de Jerusalém esgotaram seus argumentos, pois um a um deles foram respondidos pelo Messias, passaram a atacar com blasfêmias, insinuando que Jesus era nascido de pai samaritano e tinha demônio pelas suas palavras.

Jesus registra que não tem demônio e que mantem o servir ao Pai, o Eterno, em tudo, para exaltar o nome do Eterno, com total respeito, mas eles não o respeitam por não ouvirem suas palavras, mesmo declarando a eles que não morreriam, os que aceitassem seus ensinos, com certeza era do mundo espiritual que era ali apresentado.

Pronto, levaram para o mundo material e citaram a Abraão e aos Profetas que tanto trabalharam para seguir as Palavras do Senhor e morreram, e insinuam: quem é você então?

Um filho que obedece ao seu Pai e o honra, Jesus deixa claro que esse era seu modo de viver entre eles, diferente daqueles que viviam fisicamente debaixo da linhagem de Abraão, porém dedicado ao pecado em suas ações, desqualificando-se como filhos do Altíssimo e descendência eleita, vivendo pelo pecado e claramente optando por rejeitar as Palavras do Pai declaradas pelo Messias, que não mentia ao declarar a eles que Conhecia o Pai, diferente daqueles que o questionavam.

Jesus responde concluindo, que Abraão se alegrou por ver a sua vinda, podemos lembrar por exemplo do cordeiro substituto no monte onde seria Isaque sacrificado, e Abraão o ofereceu em lugar de seu Filho; exemplo real estendido a toda a raça humana que crê em Cristo Jesus e o aceita.

Apelar quando se está derrotado é uma tendência natural dos seres humanos, ao ver uma pessoa perto dos 30 anos a sua frente e a definir como uma pessoa perto dos 50 anos; comparando-o a ter convivido com Abraão na mesma idade de tempo de vida dele, eles assim o fizeram para tentar caracterizar o erro da frase do Messias.

Ele afirma para eles: antes que Abraão existisse, Eu sou (versículo 58), mesmo nome usado ao Eterno ao se apresentar a Moisés e esse era o nome para falar ao povo sobre quem o havia convocado para os tirar do Egito (Êxodo 3:14), uma clara referência sobre a preexistência eterna de Cristo e portanto, sobre a sua divindade.

Como resolver, para esses que estavam passando a confiar nas Palavras do Messias, mas prontamente resistindo em seu interior para perceber que a limpeza começa também por dentro para esses que terminaram de ouvir, para eles foi muito simples, optaram por pegarem em pedras.

Os judeus entenderam prontamente as afirmações de Cristo quanto à sua divindade e como não aceitavam as suas palavras, interpretaram-nas como blasfêmia, cuja punição era o apedrejamento exigido pela lei, (Levíticos 24:16; Mateus 26:65; João 10:31).

Jesus foi ocultado e saiu da área do templo, gosto particularmente dessa escrita na versão judaica, ainda que outras versões só declarem que ele saiu, ocultando-se e sem receber uma pedrada.

Ser o primeiro pode surpreender, pois Jesus, veio para cumprir toda a vontade do Pai, e mesmo em resistência dos seus, permaneceu firme até a morte e morte de cruz, pois por um homem entrou o pecado no mundo, esse era o primeiro Adão e a anulação do pecado veio também por um homem, por seu sacrifício na cruz do Calvário, um justo morrendo pelos injustos, o último Adão, inaugurando a ressurreição, tornando-se o primogênito dentre os mortos e Cristo apresentou o caminho vivo e eterno que nos leva ao Pai, o Criador, o Senhor de todas as coisas, o Soberano.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário