sexta-feira, 18 de junho de 2021

MULTIDÃO OUVE E RESPONDE.


Base na Bíblia: João 07:17-24 “... Quem quiser fazer a vontade de Deus saberá se o meu ensino vem de Deus ou se falo em próprio nome. Quem fala em seu próprio nome está procurando ser elogiado. Mas quem quer conseguir louvores para aquele que o enviou, esse é honesto, e não há falsidade nele. Foi Moisés quem deu a Lei a vocês, não foi? No entanto nenhum de vocês obedece à Lei. Por que é que vocês estão querendo me matar? A multidão respondeu: - Você está dominado por um demônio! Quem é que está querendo matá-lo? Então Jesus disse: Eu fiz um milagre, e todos vocês estão admirados por causa disso. Vocês circuncidam um menino até no sábado porque Moisés mandou fazer isso. Mas a verdade é que a circuncisão não começou com Moisés, mas com os patriarcas. Para não deixarem de cumprir a Lei de Moisés, vocês circuncidam um menino, mesmo no sábado. Então por que ficam com raiva de mim quando eu curo completamente uma pessoa no sábado? Parem de julgar pelas aparências e julguem com justiça. ...”

 

“... Se alguém quer fazer a vontade dele, saberá se meu ensino procede de Deus ou se falo por mim mesmo, a pessoa que fala por si mesma busca o louvor próprio, mas a pessoa que busca o louvor de quem a enviou é honesta, e não há falsidade nela. Mosheh não lhes deu a Torah? Contudo, nenhum de vocês obedece à Torah! Por que vocês querem me matar? ‘Você tem demônio!’, a multidão respondeu. ‘Quem está querendo matá-lo?’. Yeshua lhes respondeu: ‘Fiz uma coisa, e, por causa dela, todos vocês estão admirados. Mosheh lhes deu a b´rit-milah – não que ela tenha vindo de Mosheh, mas dos patriarcas – e, vocês realizam a b’rit-milah de qualquer menino no shabbat. Se um menino pode ser circuncidado no shabbat para que a Torah de Mosheh não seja quebrada, por que vocês estão irados comigo por eu ter curado completamente o corpo de um homem no shabbat? Parem de julgar pela aparência, mas julguem de forma correta!’. ...

 

As palavras do Ungido Jesus, estão sendo colocadas nos corações e mentes de seus ouvintes, e cada um deles vivem nos mais diversos pontos, portanto não temos somente os locais (cidadãos residentes e moradores de Jerusalém e os líderes do povo), mas sim grupos de pessoas das mais diversas localidades.

Uma certeza havia e era a de que o povo local, Jerusalém e seus líderes tinham a intenção de matá-lo, pois havia feito um homem ser curado e sair do Tanque de Betesda e ir para sua casa, em um sábado, andando com sua esteira (cama), por isso Jesus deslocou-se para a Galiléia e anunciou ao povo daquele lugar e arredores.

Jesus declara que sua intenção não é de notoriedade pessoal, e sim apresentar o Pai que lhe enviou aos seus, pois Esse sim deve ser exaltado, incentivando aos que o ouvem que busquem ao Eterno e percebam que Ele é o enviado e cita as Palavras sobre Moisés que estabeleceu a Lei e que eles criam na Lei, e os acusa de nenhum deles obedecer a Lei, pois queriam matá-lo.

As Novas de Jesus ainda assim atingem a todos os que querem fazer ou conhecer para poder fazer a vontade de seu Criador, pois busca que cada um se harmonize com seu Criador e aceite e confie naquele que por Ele foi enviado em Seu nome, o Filho, através do arrependimento (reconhecimento de seus pecados pessoais e incapacidade pessoal de chegar-se ao Senhor Eterno com as mãos e corações limpos).

A multidão ouve sim e respondem sobre a acusação de que o querem matar, declarando que estava ele possuído por demônio por pensar desta maneira de que era perseguido para ser morto, pois certamente desconheciam os acontecimentos anteriores (cura no sábado de um paralitico).

Jesus busca abrir a mente de seus ouvintes, apresentando primeiro uma citação sobre o costume da circuncisão iniciada nos Patriarcas e a exceção criada para o sábado, na lei por Moisés, nesses casos, e somente nesse momento cita que a razão de suas palavras é por ter curado uma pessoa completamente em um sábado e por este exato motivo ter gerado a raiva neles por Jesus ter feito isso.

Podemos sim ter nossos pontos de vista, principalmente quando estamos rodeados de informações nos dias em que vivemos, inclusive de muitíssimo fácil acesso, porém saber identificar as que são comprometidas com a verdade que pesquisamos e as que a torcem relembram o tempo em que para se obter conhecimento por pesquisa era necessário saber onde ficava uma biblioteca e uma bibliotecária.

Jesus fala a multidão, mas busca as ovelhas perdidas, as que lhe são enviadas pelo Pai, e as recebe e as cuida, sim, essa é a diferença que o racionalismo presente busca ocultar e achar que todos estão iguais e aptos, quando na verdade estão prestes a ouvir: ‘aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.’

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário