sexta-feira, 19 de março de 2021

PARE E OUÇA.

 

Base na Bíblia: João 05:23-29 “... a fim de que todos respeitem o Filho, assim como respeitam o Pai. Quem não respeita o Filho também não respeita o Pai, que o enviou. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vem a hora, e ela já chegou, em que os mortos vão ouvir a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Assim como o Pai é a fonte da vida, assim também fez o Filho ser a fonte da vida. E ele deu ao Filho autoridade para julgar, pois ele é o Filho do Homem. Não fiquem admirados por causa disso, pois está chegando a hora em que todos os mortos ouvirão a voz do Filho do Homem e sairão das suas sepulturas. Aqueles que fizeram o bem vão ressuscitar e viver, e aqueles que fizeram o mal vão ressuscitar e ser condenados. ...

“... para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou. ‘Sim, de fato eu lhes digo que quem ouvir o que digo e confiar naquele que me enviou tem vida eterna – isto é, não será julgado, mas já passou da morte para a vida! Sim! Eu lhes digo que está chegando a hora – e, na verdade, ela já chegou – em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e quem a ouvir viverá. Pois, da mesma forma que o Pai tem vida em si mesmo, ele concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E lhe deu também autoridade para executar o juízo, porque é o Filho do Homem. Não se surpreendam com isso; está chegando a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão sua voz e sairão – os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem feito o mal, para a ressurreição do juízo. ...”

 

Lá estavam um grupo de pessoas ouvindo as Palavras do Mestre Raboni Rabino Jesus, na qual Ele estava se apresentando como Messias enviado pelo Criador, porém esse grupo era formado por pessoas que estavam com um crescente desejo de aniquilar quem estava falando, pois o que estava acontecendo era o fato nítido de que eles agora são confrontados em tudo o que pensavam e o que estavam intentando fazer naquele exato momento.

O Messias deixa claro que há julgamento e que há quem julgue exatamente para explicar o que eles estavam incomodados, ou que eles se sentiam incomodados, assim nada do que Jesus apresentava era algo que eles não soubessem, porém jamais esperavam ouvir na forma que estavam ouvindo nesse exato momento, imaginem que para ser credenciado ontem, hoje e em qualquer tempo no futuro é somente em Jesus, o qual abre ou fecha portas, para que a sua pessoa e para que as suas palavras possam ser ouvidas por cada ouvinte.

Cada um esta parando e ouvindo cada Palavra de Jesus, as quais são de ensino, sim uma pura exortação ao modelo do Pentateuco deixado por Moisés ao povo descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, onde o alvo estava firmado em ter a Presença do Senhor Presente com eles, (Êxodo 25:1-8) e de fato somente cada um deles deveria se mover ou parar quando o Eterno assim definia, bem como o estar limpo e pronto a servir em sua função durante todo o trajeto no deserto, o qual enfim foi estendido por quarenta anos, devido a um mal comportamento, de dúvida e rebeldia quanto as Palavras do YEOWA, Eterno.

O assunto morte foi tratado também de maneira clara e transparente a cada ouvinte, e cada um deles pode perceber o Pensamento Original Eterno sobre sua criação e sua forma de agir, afinal o termo ressurreição já era usado entre eles, e inclusive havia divisão sobre esse assunto entre eles mesmos, mas vem agora uma afirmação impressionante que poucos entendem ou aceitam, pois é um ato de fé, no sentido literal do termo fé, no qual afirma que todos os mortos ressuscitarão.

Muitos dizem no presente que a morte humana é o fim, mas isso carece de melhor entendimento quando lemos as Escrituras Sagradas, lembremos que no texto que estamos lendo, o Autor da Vida estava apresentando um meio de pular o julgamento final aos seus ouvintes.

Pare e ouça, pois desde Adão o pecado em todos os momentos agiu e mesmo com todas as Alianças que o Eterno propôs, devido a natureza humana sempre dotada de livre arbítrio, levou cada um por si a preferir mais as trevas do que a Sua Maravilhosa Luz.

Agora os que ouvem estas informações certamente devem estar tendo sentimentos interiores que os incomodavam, pois a Palavra do Senhor, ao atingir o solo de cada ser humano sempre provoca uma decisão de rejeição ou aceitação, por isso foi dito que aquele que ouvir recebe a vida eterna, pois sabemos que podemos ouvir muita coisa e filtrar cada coisa ouvida ou mesmo desprezar sem dar a mínima importância seja por qual razão for.

Os mortos ouvirão, podemos imaginar uma pessoa vivendo sua vida normalmente piedosamente e consciente de suas obrigações para com a sociedade, isso não o faz Cidadão do Céu, e sim somente Cidadão da Terra e de sua localidade, ainda que professe algum tipo de religiosidade.

A Soberania de Deus, elevou seu amor pelas criaturas, uma vez que essas se distanciaram voluntariamente de sua Luz e enviou o único meio para que cada um possa vir a se tornar um Cidadão do Céu, seu Filho.

No deserto no tempo de Moisés uma serpente de bronze foi elaborada e levantada pelo próprio Moisés com o intuito de que, quem para ela olhasse, ainda que essa pessoa fosse picado ou mordido pelas serpentes viveriam, os demais morreriam.

Na Nova Aliança o Senhor enviou o Filho do Homem, com sinais, prodígios e seguido com as Palavras que mostravam o único meio para o vivo e novo Caminho que leva ao Reino dos Céus, semelhantemente quem o aceitar (parar, ouvir e o aceitar) tem a Vida Eterna, e a cada um de seus ouvintes nesse momento Ele estava declarando essa verdade, pois não se limitou aos vivos mas após sua crucificação anunciou aos mortos sua chegada também, assim todos de todos os tempos o ouviram e ouvirão até o dia da Volta do Messias.

Desta mesma maneira como esses ouvintes que ouviram a Jesus, agora está cada um dos que me ouvem citar as Palavras de Jesus, e em comum com aqueles estão formando suas opiniões a respeito; espero do fundo do meu coração que sua opção reflita as Palavras como as daqueles que são convidados a sair das trevas que vive para viver em sua maravilhosa Luz.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário