sexta-feira, 24 de maio de 2013

MOTIVOS PARA NÃO IR AI.


Base na Bíblia: João 11: 6-11 “... Quando, pois ouviu que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde se achava. Depois disto, disse a seus discípulos: Vamos outra vez para a Judéia. Disseram-lhe eles: Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e voltas para lá? Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; mas se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz. E tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono...”

Essa simples declaração pode mover as estruturas de nossas vidas seja dos crédulos ou mesmo dos incrédulos, avaliando o comportamento humano, nada há mais distante em nossos dias que a incerteza nas coisas básicas em nosso viver; como o simples ato de descansar, alimentar-se corretamente, preencher a mente com ações que estimulem o desenvolvimento pessoal e da comunidade, os quais podem refletir em retornos inimagináveis para uma boa vida saudável. O consumo desenfreado em nosso Sistema gera a incerteza de que se somente tivéssemos: o que comermos, o que bebermos e o que vestirmos bastariam para sermos felizes.

Jesus era perseguido por uma parte dos judeus que queriam apedrejá-lo, ainda que outra parte (que haviam também ouvido a João, que dEle falava), criam nEle, mas a atitude de Jesus foi outra vez de não entrar em confronto, logo, optou por ficar distante por não ser ainda a sua hora. Quando ouviu de Lázaro, um amigo, comum a eles (Mestre e discípulos), optou por ainda permanecer mais dois dias além do Jordão.

Seus discípulos imaginavam o motivo dessa atitude, e esperavam o momento de ir a Betânia, cerca de 6 kms de Jerusalém, ambas dentro do território da Judéia. Jesus por fim, os convidou a irem acordar a Lázaro. A atitude deles foi de lembrar seu Mestre do perigo que corria nessa empreitada.

Sim o dia possui doze horas lembrou aos discípulos e o caminhar na luz desse mundo, tem poucos perigos de queda, mas a noite também tem doze horas e o risco do tropeço é iminente por não há luz. Jesus apresenta a resposta a aqueles que têm seus dias de trevas, apresentando o único Caminho que conduz a Luz, a Porta das Ovelhas, ao Pastor, a Videira, trazendo a segurança a muito esquecida.

O sono repousador necessário, também acompanha esse Kit de cuidados de Jesus, para manter alerta suas ovelhas, pois é certo que o salteador, o mercenário, o assalariado, o lobo e o leão estão sempre à espreita procurando a quem possa tragar e nenhum desses não tem nenhum cuidado em mostrar qual o caminho em que não devem ir, e muito menos quando não deve ir e os motivos para não ir por ai.


Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário