sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

APRENDENDO A ENTENDER.

 

Base na Bíblia: João 11:19-27 “... E muitos dos judeus tinham vindo visitar Marta e Maria, para as consolar acerca de seu irmão. Marta, pois, ao saber que Jesus chegava, saiu-lhe ao encontro; Maria , porém, ficou sentada em casa. Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estiveras aqui, meu irmão não teria morrido. E mesmo agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. Respondeu-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir. Disse-lhe Marta: Sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia. Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra viverá: e todo aquele que vive e crê em mim jamais morrerá. Crês isto? Respondeu-lhe Marta: Sim, Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo. ...”

 

“... e muitos dos habitantes de Y´hudah tinham ido visitar Marta e Miryam para confortá-las pela perda do irmão. Por isso, quando Marta ouviu que Yeshua estava chegando, foi ao encontro dele, mas Miryam ficou em casa cumprindo o período de shiv’ah. Marta disse a Yeshua: ‘Senhor se você estivesse aqui meu irmão não teria morrido. Mesmo agora, sei que tudo o que pedir a Deus, ele lhe dará’. Yeshua lhe disse: ‘Seu irmão vai ressuscitar’. Marta disse: ‘Eu sei que ele vai se levantar outra vez na ressurreição, no último dia’. Disse-lhe Yeshua: ‘Eu Sou a ressureição e a vida! Quem deposita a confiança em mim viverá, ainda que morra; e quem vive e confia em mim, jamais morrerá. Você crê nisso?’. Ela lhe disse: ‘Sim, Senhor, creio que você é o Messias, o Filho de Deus, o que deveria vir ao mundo’. ... ”

 

Nós só ouvimos ou só falamos, quando estamos conversando com outras pessoas? Para este tipo de pergunta na resposta pessoal de cada um podemos encontrar múltiplas respostas, pois muitas vezes a idéia falada nem é ouvida e sim a resposta pré estabelecida fica à espreita para apresentar os pensamentos sem nem mesmo ouvir o que foi explanado, simplesmente por que já existem ideias pré estabelecidas (colhidas durante a infância, adolescência e fase adulta) dentro de cada um, as  quais dela fazemos uso quando julgamos necessário.

Jesus chega em Betânia, era um lugar conhecido dele, sim era esse local onde moravam as pessoas que também ele conhecia, ali agora estava Lázaro sepultado e já era o quarto dia, sua irmã Marta quebrou o sistema de luto ao saber que Jesus estava chegando e foi ao encontro do Mestre.

As palavras de saudação da Marta ao Senhor foram de fé em um tempo presente e certa do agir perfeito do Mestre se estivesse presente antes, em contrapartida as palavras de Jesus apresentaram a verdade da ressurreição e ela entendeu também uma vez que sua crença estava assim fundamentada, dessa maneira em um tempo futuro, no entanto o Eterno estava apresentando, uma proposta viva a todo aquele que vive e confia nEle segue seus dias vivendo como ovelha permanentemente cuidada pelo Bom Pastor.

Porém, as Palavras de Jesus, direcionadas a Marta, foram procedidas de uma pergunta direta, no sentido de genuinamente ouvir dela seu posicionamento, uma vez que, sua afirmação de fé era caracterizada em certeza pessoal do conhecimento pessoal que adquirira desde a sua infância, logo, ela ao ouvir, sua mente, deve ter sido surpreendida, bem como seus sentimentos e assim em sua reflexão, ratifica em palavras que reconhecia quem falava com ela, como aquele que João o Batista, chamava de Enviado o próprio Senhor Salva (Jesus), pois era o Filho de Deus, enviado pelo Pai ao Mundo.

O processo de entender envolve receber e processar informações (sensorial e racionalmente) no cérebro, conectando-as com conhecimentos prévios para dar sentido pessoal, transformando assim dados brutos em saber significativo, o que é um passo crucial para o aprendizado, que depois se aprofunda na retenção, prática e criação, formando um conhecimento duradouro.

Entender ultrapassa a barreira do achar, pois, envolve ser identificado e chamado, como foi descrito pelo Senhor ao declarar que suas ovelhas ouvem a sua voz e o seguem, afinal em tempo de muitas informações todas as religiões são possibilidades, mas nelas não há renúncia para ser uma nova criatura, pois assim afirmou o Senhor que os saudáveis não necessitam de médicos e sim somente os doentes.

As Boas Novas apresentam a arte de ter a oportunidade de saber que há um cuidado direcionado a cada ser, exatamente na mesma medida a cada um, que por sua vez busca informar que todos pecaram e destituídos estão da presença de Deus, porém, a salvação vem pela graça, sim, o Filho de Deus cumpriu a vontade do Pai e pagou o preço que estava sobre cada um, o pecado, pois cada um por si, deve saber que o salário do pecado é a morte e este foi lavado pelo sangue do Cordeiro, reconciliando a todos aqueles que vivem e confiam no Senhor, sim, para cada um desses o elo quebrado com o Criador desde os dias do Eden não existe mais. Você crê nisso?

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 








Nenhum comentário:

Postar um comentário