sexta-feira, 28 de abril de 2023

APRENDER SOBRE LÍCITO.

 

Base na Bíblia: Marcos 02: 23-28 “... E sucedeu passar ele num dia de sábado pelas searas; e os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas. E os fariseus lhe perguntaram: Olha, por que estão fazendo no sábado o que não é lícito? Respondeu-lhes ele: Acaso nunca lestes o que fez Davi quando se viu em necessidade e teve fome, ele e seus companheiros? Como entrou na casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu dos pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, e deu também aos companheiros? E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor. ...

 

“... Certo Sabbat, Yeshua estava passando por campos de trigo. Enquanto caminhavam, seus talmidim começaram a colher espigas. Os p´rushim lhe perguntaram: ‘Veja! Por que eles estão violando o shabbat?’. Ele lhes disse: ‘Vocês nunca leram o que fez David quando ele e seus companheiros estavam com fome? Ele entrou na casa de Deus quando Evyatar era kohen gadol e comeu o pão da oposição, que é permitido apenas aos kohanim, e o deu também a seus companheiros’. Então ele lhes disse: ‘O Shabbat foi feito para o ser humano, mas não o ser humano para o shabbat; portanto, o Filho do Homem é Senhor até mesmo do shabbat’. ...”

 

O que é permitido pela Lei é lícito, assim se define o que os escribas foram perguntar ao Rabino Jesus, pois estavam incomodados com a posição dos discípulos de Jesus, que colhiam espigas em um sábado.

Jesus com seus discípulos, deveria estar passando por searas (trigais) e aos viajantes é permitido pela lei, comer se estivessem com fome, aparentemente era isto que os discípulos estavam fazendo.

Os escribas que foram conversar com o Senhor Jesus, estavam incomodados pois ao colherem o trigo e o debulharem para comer, estavam fazendo um trabalho no dia de sábado, ação que interpretavam como ilegal.

O Senhor os ouve, e apresenta a argumentação de uma ação executada por Davi, que seria no futuro o rei de Israel, citado até nos dias atuais, teve uma ação feita por ele, que também seria completamente irregular, porém acrescentou que eles estavam com fome e agiu em liberdade sobrepondo-se a lei; porém antes de citar esse caso, perguntou a eles se desconheciam esse texto escrito nas Sagradas Escrituras.

Para os escribas não era ilícito esse ato, porém aos olhos do Senhor, suas palavras confirmavam que o dia do sábado era feito por causa do homem e não o inverso, logo o Criador fez o sábado em benefício do homem e não para ser um julgo ao homem.

Suas Palavras apontavam para a autoridade, que o Messias tinha sobre a regras da Lei.

Porém é importante deixar esclarecido que é lícito, mas sempre deixando claro a todos que a graça do Senhor deve ser celebrada, não como definido pelos escribas na Lei, mas na graça de servimos ao Eterno em um dia no qual celebramos seu nome, ouvimos suas Palavra e dedicamos o nosso tempo, pois o resultado deste dia de graça torna os demais dias abençoados e incentivador para o repetir dia a dia sempre em honra àquele que veio em nome do Pai, para nos conduzir pela sua maravilhosa graça ao perdão dos pecados e ao caminho que leva a vida eterna.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário