sexta-feira, 30 de outubro de 2020

MUDANÇA E CONVERSÃO.

 

Base na Bíblia: João 01: 47-51 “... Quando Jesus viu Natanael chegando, disse a respeito dele: Aí está um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero. Então Natanael perguntou a Jesus: De onde o senhor me conhece? Jesus respondeu: Antes que Filipe chamasse você, eu já tinha visto você sentado debaixo daquela figueira. Então Natanael exclamou: Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O Senhor é o Rei de Israel! Jesus respondeu: Você crê em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que esta. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. ...

“... Yeshua viu Natan´el vindo em sua direção e fez um comentário a respeito dele: ‘Ai está um verdadeiro filho de Yisra´el – não há falsidade nele’. Natan´el lhe disse: ‘De onde você me conhece?’. Yeshua respondeu: ‘Antes de Filipe chamar você, quando estava debaixo da figueira, eu o vi’. Natan´el disse: ‘Rabbi, você é o Filho de Deus! Você é o Rei de Yisra´el!’. Yeshua lhe respondeu: ‘Você crê em tudo isso só por eu ter dito que o vi debaixo da figueira? Você verá coisas maiores que essa!’. Então ele lhes disse: ‘Sim, é verdade! Eu lhes digo que verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!’. ...”

 

Mudança muitas vezes se limita a mudar uma coisa de um lugar para o outro, e voltar a estar como era se julgar pertinente, ou quando se trata de um caso intelectual ou imaterial, ter um determinado pensamento ou opinião ou ideia a respeito de alguma coisa e devido a fatores externos, ou por uma soma de novas informações, venham a levar essa pessoa a reformular a sua opinião, que pode ser em manter ou até alterar, por um tempo e depois regressar ou não segundo a sua pessoal vontade, assim seria a mudança na pratica do dia a dia.

Em caso de conversão, devemos notar, porém que o ato de se converter seria exatamente um passo de transformação semelhante as misturas que não se combinam (heterogenias) ou como com as misturas que se combinam (homogenias), uma vez que a conversão leva o individuo a uma mudança radical, de direção de rota de caminho, onde o efeito material em primeiro plano passa a ser secundário e não mais o único e absoluto.

Logo, na conversão por liberalidade assume de pronto sua incapacidade plena e sem direitos e acontece não só a mudança ou só as reformulações, pois seria como o despir da velha criatura para a vestidura da nova criatura, onde as coisas velhas já passaram e eis que tudo se faz novo.

Temos na Escritura Sagrada registrado um fato de um jovem cego que passou a ver, e uns diziam sobre ele: não é ele, outros diziam se parece com ele, e ele dizia de si mesmo: sou eu; mas diante das autoridades da época, tiveram que chamar seus pais para testemunharem que ele era o filho que nascera cego, pois esta era uma conversão sem paralelo na história do mundo e registrada na Bíblia.

Notem que durante nossa leitura até o presente momento no Livro de João, o fato recorrente de que em um a um a motivação, a convicção se tornava a marca de cada um daqueles que ouviam as Palavras de Yeshua, onde o comprometimento se tornava espontâneo e jamais uma obrigação, logo uma genuína conversão iniciando no modo de viver, pois seguiam o exemplo que recebiam de Jesus, onde dar é melhor do que receber.

Essa era, é e continuará sendo a conversão que muda de dentro para fora, pois o ser humano tem o espírito, a alma e o corpo ativados, onde o servir passa a ser uma referência natural, assim passa a ser espontânea e a fluir de um coração que uma vez cheio das Palavras de Jesus, passa a ser uma fonte de vida a jorrar de dentro para fora nos que ouvem o Pastor e estes buscam atingir a todos que estão a sua volta.

Os que ouvem são motivados a mencionar aos de perto, a seguir aos de longe de que há um reino estabelecido no qual todos são convidados a entrar e jamais serem excluídos, ou isolados, por suas ações passadas ou por sua conduta pessoal de viver de outrora, salvo se depois de serem informados a cerca dos acontecimentos assim desejarem continuar em seu modo de agir, ou se blasfemarem do Espírito Santo do Senhor.

Natanael chega e ouve uma referência a sua pessoa do próprio Jesus, citando sobre ele ser um exemplo de israelita, o qual os caracterizavam como sincero ou em quem não a falsidade, isso o faz questionar de onde se conheciam.

Jesus apresenta um acontecimento duplo, primeiro que sabia que Filipe estava indo para o chamar e segundo que antes disso tinha visto a pessoa de Natanael debaixo de uma figueira, com certeza com sua mente em atividade.

A essa resposta, Natanael, percebam que de imediato ocorre a conversão não só mudança de opinião, pois ele reconhece a autoridade que está a sua frente, do Senhor Jesus e o exalta com os atributos de Rabbi, Filho de Deus e Rei de Israel, e passa a crer, lembre que ao ser chamado por Filipe, suas palavras foram: de Nazaré pode vir alguma coisa boa.

Jesus declara a ele que veria muito mais coisas acontecendo andando ao seu lado e declara também aos demais que estavam juntos que assim como foi nos dias de Jacó, filho de Isaque, neto de Abraão, eles veriam o céu aberto e os anjos do Eterno subindo e descendo sobre o filho do Homem.

Séculos se passaram, desde então, altos e baixos ocorreram na história da raça humana, bem como sobre a religião muitos tentaram calar essa verdade de Jesus, a qual em essência levava o perdido ao arrependimento com uma mudança acompanhada de uma conversão sem limite, pois o que roubava não roubava mais e assim por diante e isso acontecia naturalmente de um a um, e essa mensagem chegou aos nossos dias.

Podemos ouvir, prestar atenção e até nos interessar, fazermos a seleção do que gostamos e adotarmos algumas para a nossa pratica do dia a dia as que julgamos como boas e certas (mudança) ou além disso ao ouvir a voz do Pastor se arrepender de nossas ações (pecados) que nos separam do Eterno e aceitarmos a Jesus como o único e suficiente Senhor e Salvador da minha vida e da sua vida, e somente assim viver a conversão da velha para a nova criatura.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário