Base na Bíblia: Marcos 09:49-50 e 10:01-12 “...Porque cada um será salgado com fogo, e cada sacrifício será salgado com sal. Bom é o sal, mas, se o sal se tornar insípido, com que o adubareis? Tende sal em vós mesmos, e paz uns com os outros. Levantando-se Jesus, partiu dali para os termos da Judéia, e para além do Jordão; e de novo as multidões se reuniram em torno dele; e tornou a ensiná-las, como tinha por costume. Então se aproximaram dele alguns fariseus, e para o experimentarem, lhe perguntaram: É lícito ao homem repudiar sua mulher? Ele, porém, respondeu-lhes: Que vos ordenou Moisés? Replicaram eles: Moisés permitiu escrever carta de divórcio, e repudiar a mulher. Disse-lhes Jesus: Pela dureza dos vossos corações ele vos deixou escrito esse mandamento. Mas desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, deixará o homem a seu pai e a sua mãe {e unir-se-á à sua mulher} e serão os dois uma só carne, assim já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem. Em casa os discípulos interrogaram-no de novo sobre isso. Ao que lhes respondeu: Qualquer que repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra ela; e se ela repudiar seu marido e casar com outro comete adultério. ...”
“... Na
verdade, todos serão salgados com fogo. O sal é excelente, mas, se perder sua
característica, como poderá ser utilizado? Por isso, tenham sal em si mesmos – isto
é, fiquem em paz uns com os outros. Então Yeshua saiu dali e foi à região de
Y´hudah e ao outro lado do Yarden. Novamente uma multidão se reuniu em volta
dele, e, como de costume, ele a ensinava. Alguns p´rushim se aproximaram dele e
tentaram pegá-lo em uma armadilha, perguntando-lhe: ‘A Torah permite que um
homem se divorcie de sua mulher? . Ele respondeu: ‘O que Mosheh lhes ordenou?’.
Eles disseram: ‘Mosheh permitiu que o homem entregue um get à sua mulher e se
divorcie dela’. Mas Yeshua lhes disse: ‘Ele escreveu esse mandamento para vocês
por causa da dureza de seu coração. Entretanto no princípio da criação, Deus os
fez homem e mulher. Por esta razão, o homem deixará pai e mão e se unirá à sua
mulher, e os dois se tornarão uma só carne. Assim, eles já não são dois, mas
apenas um. Portanto, ninguém deve separar o que Deus uniu’. Quando estava em
casa novamente, os talmidim lhe fizeram perguntas sobre isso. Ele lhes disse:
‘Quem se divorciar de sua mulher e se cassar com outra, comete adultério contra
ela; e se uma mulher se divorciar de seu marido e se casar com outro homem, ela
também comete adultério’. ...”
Existem muitas formas para se chegar a um resultado,
algumas dessas formas são ações saudáveis, enquanto outras deixam de ser
saudáveis, e dentre as escolhidas pode ser inclusive pela arte de tentar pegar
outra pessoa através de uma armadilha.
O Messias fala com seus discípulos para terem paz,
logo serem como sal da terra, e em seguida parte para a região da Judéia, logo
que o povo local percebe a presença dele, passa a estar junto e como de costume
ele começa a ensinar os presentes.
Dentro do grupo de presentes, para ouvir os ensinos
no Mestre, sabemos que encontramos de todos os tipos de pessoas, desde a bem
intencionada, as necessitadas e o inverso de cada uma delas que acabei de citar,
e nesse lugar de ensino não foi diferente.
Um grupo de escribas, que são pessoas conhecedoras e
estudiosas do Talmude, estavam juntas porém, antes de querer ouvir o ensino,
tinham dentro de si, o alvo de tentarem o Messias e assim buscavam um único
erro para o poderem acusar, logo se aproveitam da oportunidade e lançam ao
ouvidos de todos os presentes, o tema de separação, com uma pergunta a qual a
resposta Moisés cita no Livro de Deuteronômio no capítulo 24 nos versos 01-04, apresentando
uma especificação quanto a maneira de agir do casal frente a uma separação, os
fariseus por sua vez estudavam as Escrituras e sabiam desse texto, porém buscaram,
nesse assunto, usá-lo como um meio para tentar e levar a uma ação contrária ao
descrito, por parte de Jesus.
Ao ser interpelado sobre o tema, sugere que eles
mesmos destacassem o que Moisés havia escrito sobre esse assunto, uma vez que a
Lei era o meio maior de conduta dentre eles. A resposta agora da pergunta de
Jesus, a eles, foi exatamente como consta nas Escrituras.
O Messias esclarece que as palavras de Moisés eram
devido a dureza dos corações deles e assim amplia o tempo e remete a mesma
pergunta aos primórdios, declarando o meio e a razão da união e o que tornam
dois em um.
A resposta dele, não permitiu que o intento deles
tomassem forma e uma vez iniciado, se positivo, passaria o questionamento a se
tornar uma ferramenta para gerar as provas, as quais precisavam para atribuir
culpa no Messias.
Pelo texto notamos que toda a multidão e os escribas
e os discípulos ouviram essa resposta e nada questionaram sobre o assunto, pois
a fala do Messias voltava ao tempo da Criação e os cuidados de abençoar toda a
obra da criação.
Em outro momento os discípulos, voltaram ao assunto,
uma vez que em cada cultura existe um meio de se tratar essas exceções, e o
Senhor passa a esclarecer o efeito que causa nas vidas de cada um deles, quando
essa ação é executada.
As armadilhas foram e são usadas em cada era, sejam
rudimentares ou elaboradas e uma vez iniciada o único alvo é a busca para chegar
a deixar inoperante a presa, mas o Senhor apresenta a solução a todos os que
estão se sentindo presos (ou se pensarmos como casados com o meio em que vivem),
onde somente em Jesus há o Caminho, a Verdade e a Vida.
Assim, concluímos mencionando as Palavras de Jesus,
dirigida a todos: ”Venham a mim, todos os que passam por lutas e estão
sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês meu jugo e
aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão
descanso para a alma. Pois meu jugo é suave e minha carga é leve’.
Do
seu irmão em Cristo,
Marcos
de Paula
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