sexta-feira, 12 de novembro de 2021

PREOCUPADOS E VIGILANTES.

 

Base na Bíblia: João 10:39-42 e 11:01-04 “... A essa altura tentaram novamente prendê-lo, mas Jesus escapou das mãos deles. Ele voltou de novo para o lado leste do rio Jordão foi para o lugar onde João Batista tinha batizado antes e ficou lá. E muita gente ia vê-lo, dizendo: - João não fez nenhum milagre, mas tudo o que ele disse sobre Jesus é verdade. E naquele lugar muita gente creu em Jesus. Um homem chamado Lázaro estava doente. Ele era do povoado de Betânia, onde Maria e a sua irmã Marta moravam. (Esta Maria era a mesma que pôs perfume nos pés do Senhor Jesus e os enxugou com os seus cabelos. Era o irmão dela, Lázaro, que estava doente). As duas irmãs mandaram dizer a Jesus: - Senhor, o seu querido amigo Lázaro está doente! Quando Jesus recebeu a notícia, disse: - O resultado final dessa doença não será a morte de Lázaro. Isso está acontecendo para que Deus revele o seu poder glorioso; e assim, por causa dessa doença, a natureza divina do Filho de Deus será revelada. ...”

 

“... Outra vez tentaram prendê-lo, mas ele se livrou das mãos deles. Então Yeshua atravessou novamente o Yarden e foi para o lugar onde Yochanan imergia e permaneceu ali. Muita gente foi até ele e disse: ‘Yochanan nunca fez nenhum milagre, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem era verdade’. E ali muitas pessoas depositaram a confiança em Yeshua. Certo homem adoeceu. Seu nome era El’azar, de Beit-Anyah, a vila de Miryam e Marta. (Esta Miryam, irmã de El-azar, é a que derramou perfume sobre o Senhor e lhe enxugou os pés com os cabelos.) Então as irmãs enviaram uma mensagem a Yeshua: ‘Senhor, o homem que você ama está doente’. Ao ouvir isso, ele disse: ‘Essa doença não acabará em morte. Não, ela é para a glória de Deus, pra que o Filho de Deus possa receber glória por meio dela’. ...”

 

Nos dias presente em que estamos, mesmo com todo o acesso disponível de informação a todos, e com o conforto que é possível viver a vida, muito impensável aos padrões dos primeiros séculos, ainda assim, muitos vivem preocupados em seu agir e de certa forma é também comum que busquem ocultar esse fato, procurando maquiar ou simplesmente viver seus dias aparentando na pratica ser uma pessoa que de fato está atuando no palco da vida; e em parte penso que há uma grande relevância sobre isso a qual deve ocorrer pelo simples fato de que podemos questionar todos os valores de qualquer assunto e de qualquer pessoa e de qualquer idade, esteja esse ser humano com ou sem conhecimento básico, ou mesmo crendo ou descrendo do assunto que se está abordando; assim seguindo esse meio de vida pouco a pouco cada cidadão vive sua vida em uma pura redoma que se abre para os que lhe são afetos poucas vezes, porém para si mesmos se tornam arrogantes e presunçosos diante de seu semelhante.

A história humana principalmente após o advento de Cristo, o qual foi literalmente um marco que revolucionou a história, inclusive quanto ao uso do calendário anual; está cercada de momentos ou períodos, em que essas fazes foram acontecendo desde a Idade das Trevas, Reforma, Contra Reforma, Idade Contemporânea, Iluminismo e tantos outros que seguiram e seguem sendo renovados ou aparecendo com nova releitura para ser aplicado a cada nova e atualizada Sociedade a qual passa a viver no presente século, simplesmente notamos em comum durante esse período o ser humano muda de posição de ser um ser passivo para ser um ser ativo como se apresenta nos dias atuais.

Jesus escapa de um grupo e parte para as regiões onde João o Batista exercia seu ministério e fica um tempo ali, o ir e vir de pessoas mesmo sendo inverno parece ser continuo e com certeza havia preocupação da parte destes em atestar as Palavras de João, pois esse homem mesmo sem nenhum milagre que lhe é mencionado, deixa marcas de seu ministério o qual consistia em levar o cuidado ao homem para o arrependimento de seus pecados e continuamente testemunhou sobre aquele que viria após ele.

Enquanto em Jerusalém os habitantes viviam com receio de ser claro sobre aceitar as Palavras do ungido Jesus, aqui nesse lugar é o oposto pois tomaram posição e notem também que é informado que muitos que ali foram depositaram sua confiança (creram) em Jesus.

Chega nesse interim, possivelmente levado por uma ou algumas pessoas a notícia vinda de Betânia, das irmãs de Lázaro, fazendo um apelo para que o Messias fosse visitar seu querido amigo, a quem amava, que estava enfermo.

Podemos afirmar que não era uma doença comum, mas algo que inquietou as irmãs e essas vigilantes, foram buscar no Messias a solução, pois como foi citado no início deste texto, o ser humano sempre se porta preocupado e vigilante quando as coisas à volta saem do controle, o que se auto define para cada um uma ação e gera em sua redoma pessoal um certo desconforto que o leva a ter que tomar atitudes para buscar resgatar o equilíbrio; porém é claro que cada pessoa busca em sua cultura, conhecimentos, credos e auto ego, meios para solucionar, mas há também os que buscam no Senhor Eterno ao reconhecer sua pessoal incapacidade e ao aceitar a Autoridade imutável do Eterno desde antes da Criação.

O povo que estava preocupado foi e confirmou o Ungido Messias, as irmãs que também estavam preocupadas enviaram a noticia ao Messias de suas preocupações, pois depositavam confiança no Ungido e o Messias ao ouvir, apresenta aos seus ouvintes uma resposta inquietante, que com certeza cada um dos que a ouviram, devem ter mergulhado em um mundo de dúvidas e incertezas.

A fé vem pelo ouvir e o ouvir da Palavra de Deus, notem que Jesus não enviou recado de volta as irmãs de Lazaro, e sim declara o que iria acontecer em função desta notícia, a qual a princípio parecia de necessária e urgente atenção e consequentemente providências, pois a visita fora solicitada.

Com certeza para os que levaram a notícia, seja ele ou eles, esses que eram testemunhas de como estava Lazaro havia neles uma esperança viva de vida, aos demais ouvintes a certeza de que a morte não haveria e sim uma ação grandiosa, a qual criou uma expectativa, talvez semelhante como ocorreu nos dias de Elias com o filho da viúva de Sarepta, ou de Eliseu com o filho da Sunamita, sendo no caso de Lazaro para simplesmente exaltar ao Criador e ao Ungido Seu enviado.

Estar preocupado e estar vigilante cabe a cada ser humano, durante seus dias sobre a face da terra, assim cada um deve estar preparado e confiante em estar do lado correto, pois o Messias veio resgatar o perdido, levando-o ao arrependimento e a confissão por fé pessoal naquele que Vive por todos os Séculos e é fiel e justo para cumprir aos seus cada Palavra que por vontade do Pai foi apresentada aos homens e mulheres.

Jesus ao ouvir não fez como fez ou agiu como naquele instante passado com a filha de Jairo, assim penso ao refletir sobre as ações do Raboni Jesus, nesse momento, e também declaro que a minha mente vem uma palavra que o Ungido citou e nesse instante essa mesma frase a repasso agora aos leitores: ‘porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.’ Lucas 12:34.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário