sexta-feira, 23 de novembro de 2018

AGENTE SECRETO.


Base na Bíblia: Lucas 22: 54-62 ... Eles prenderam Jesus e o levaram até a casa do Grande Sacerdote. E Pedro os seguia de longe. Quando acenderam uma fogueira no meio do pátio, Pedro foi e sentou-se com os que estavam em volta do fogo. Uma das empregadas o viu sentado ali perto da fogueira, olhou bem para ele e disse: Este homem também estava com Jesus! Mas Pedro negou, dizendo: Mulher, eu nem conheço esse homem! Pouco tempo depois, um homem o viu ali e disse: Você também é um deles! Mas Pedro respondeu: Homem, eu não sou um deles. Mais ou menos uma hora depois, outro insistiu: Você estava mesmo com ele porque também é galileu. Mas Pedro respondeu: Homem, eu não sei do que é que você está falando! Naquele instante, enquanto ele falava, o galo cantou. Então o Senhor virou-se e olhou firme para Pedro, e ele lembrou das palavras que o Senhor lhe tinha dito: ‘Hoje, antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece.’ Então Pedro saiu dali e chorou amargamente...” (NTLH).

Sabemos que o agente secreto serve para se infiltrar nas linhas inimigas e conseguir obter o máximo de informações, para os que são aliados, quando falamos de guerra, mas há também na linha industrial agentes que são infiltrados para obter segredos dos concorrentes.

Na natureza também sempre houve seus agentes que se camuflam ou criam sistemas de ilusionismos quer seja para atacar ou para se proteger, assim sabemos que os agentes secretos podem ser também duplos dependendo da motivação.

Simão, chamado de Pedro segue aparentemente sozinho dos demais discípulos o mesmo caminho por onde levaram Jesus, chegam na casa do Grande Sacerdote e param ali; como agente secreto Pedro está infiltrado entre eles.

Alguém por ser um horário noturno e naturalmente o frio deveria estar presente, mesmo estando no pátio dessa casa, resolve fazer uma fogueira e todos que estavam com frio se juntaram dentre eles estava Pedro que era simplesmente nesse momento mais um no grupo, logo nem chamava a atenção dos demais, pois ratifico que ele estava infiltrado.

Com certeza o agente secreto estava em uma posição que dissimuladamente ele poderia ver seu Mestre e talvez até ouvir as palavras que eram trocadas entre acusado e acusadores, mas insisto a atentarem ao fato de que ele se porta discretamente sem chamar a atenção e fazendo parte enfim do cenário, como um pedaço de uma pintura viva.

Tudo ia indo muito bem no seu interno, Pedro nem se deu conta, mas uma das empregadas da casa o observava e quando se sentiu segura, falou para ele uma coisa em alto e bom som para todos os presentes também ouvirem.

As palavras dela era somente uma afirmação de comprometimento entre Mestre e Discípulo, nada de maneira a o pôr para fora, ou algo semelhante, sabemos que o dono da casa já tinha quem o interessava, mas Pedro imediatamente negou qualquer vínculo com o Acusado.

Pouco tempo depois outro homem também cita tacitamente que Pedro era um deles, querendo dizer que ele andava com Jesus, mas pela segunda vez Pedro cita claramente que não era um deles.

Por volta de uma hora depois, um outro homem olha para ele e cita o fato de que ele era galileu e estava com Jesus, mas Pedro deixa claro que nem sabia do que era falado.

Sobre esse assunto vale ressaltar que um agente secreto se veste e se porta como seu inimigo. Havia sim diferenças entre os nascidos na Galileia e os nascidos na Judéia, mesmo sendo judeus, Simão não se atentou para esse detalhe e por ser Páscoa estava longe de sua Terra Natal.

Lucas cita que com a afirmação de Simão Pedro, um galo cantou, e para não ficar como coincidência pura, Jesus no mesmo momento de onde estava olha fixo para ele.

Esse conjunto de acontecimentos levou Pedro a se lembrar das palavras dirigidas a ele durante a celebração da Páscoa, e assim pode entender seu fracasso como agente secreto e sua realidade humana em falhar.

Saindo dali agora sim por entender que as informações que obtivera naquela local era para si mesmo e eram poderosas para apontar para sua necessidade de arrependimento diante do Eterno foi-se e assim quebrantou-se chorando amargamente.

Hoje temos registrados nos Evangelhos esse acontecimento sobre o agir da pessoa frente aos obstáculos, mas gostaria de esclarecer que ser agente duplo pode ser ainda mais perigoso, simplesmente porque é feito por livre arbítrio e tenta sempre se dar bem com os dois lados, porém, quando o assunto é o da salvação pessoal de sua própria alma, as Escrituras Sagradas citam que também para esses vira o dia em que por não serem quentes nem frios, mas somente mornos, serão postos para fora como em um caso de uma alimentação incomoda no estomago, através do vomito.


Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula






Nenhum comentário:

Postar um comentário