sexta-feira, 29 de junho de 2018

FAZER A PARTE DEVIDA.


Base na Bíblia: Lucas 19: 28-34 ... Depois de dizer isso, Jesus foi adiante deles para Jerusalém. Quando iam chegando aos povoados de Betfagé e Betânia, que ficam perto do monte das Oliveiras, enviou dois discípulos na frente, com a seguinte ordem: Vão até o povoado ali adiante. Logo que vocês entrarem lá, encontrarão preso um jumentinho que ainda não foi montado. Desamarrem o animal e o tragam aqui. Se alguém perguntar por que vocês estão fazendo isso, digam que o Mestre precisa dele. Eles foram e acharam tudo como Jesus tinha dito. Quando estavam desamarrando o jumentinho, os donos perguntaram: Por que é que vocês estão desamarrando o animal? Eles responderam: O Mestre precisa dele...”

Demonstrar interesse pode ir além de ser somente um ouvinte expectador, observamos isso de fato na medida que convivemos em nosso meio, seja no: laser, trabalho, família, estudo, crença religiosa, bairro, cidade ou estado, encontramos diversos grupos de interesses envolvendo que no passar do tempo decidimos interagir, ou excluir ou simplesmente conviver enquanto for útil aos próprios interesses pessoais.

A proposta do Messias estava sendo anunciada aos seus, por volta de 3 (três) anos e ½ (meio), dia a dia, apresentando aos homens com poder as novas da chegada do reino, em resposta o interesse coletivo acontecia, mesmo quando os líderes de sua época procuravam por força própria calar sua voz, ou buscar maneiras de o desmerecer levando o povo, seus pares e também o império Romano para desconsiderar o Messias e suas Novas.

Jesus agora está chegando a povoados que margeiam logo abaixo de Jerusalém que fica no alto, e pede a 2 (dois) de seus discípulos que tomem a iniciativa de irem a frente com um propósito definido. Eles ouviram com interesse o propósito e qual o plano e como deveria desenrolar e assim foram.

Durante o caminho deveriam talvez conversar entre si, sobre o pedido de Jesus a eles, uma vez que poderia comprometer a reputação de suas pessoas, mas sabemos pelo texto que interessados foram, cumpriram o que lhes fora dito e pegaram a mercadoria e regressaram.

O Eterno Criador elaborou um plano de interesse mundial que se estende por séculos para ser apresentado pelo Messias Jesus aos seus e a todos os povos sobre a promessa de reconciliação do homem com seu Criador somente na pessoa do Salvador.

As Escrituras Sagradas assim encerram este fato ao declarar que não a outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejam salvos. Todos sabemos que somente o tumulo onde foi colocado Jesus, no terceiro dia ficou vazio sem ajuda humana, vencendo a morte e ressuscitando ao terceiro dia e foi visto andando entre eles e comendo também com seus discípulos, e visto pelas mulheres e por volta de 500 pessoas que o seguiam.

A atenção de Jesus para com os seus é nítida por que ele chamou 2 (dois) de seus discípulos dentre os 12 (doze) e haviam também os seguidores e somente por seu amor contou a cada um desses o que aconteceria enquanto atendessem ao seu pedido incomum.

Os 2 (dois) discípulos ouviram reitero que interessados e partiram para cumprir a proposta do Mestre e enquanto seguiam no caminho devem ter conversando entre si sobre qual seria a interpretação das pessoas ao verem eles a pegar algo de terceiros sem pedir previamente.

Poderiam pensar que o melhor dentre eles para estar com um deles era Judas Iscariotes o qual era responsável por carregar em seu sinto o dinheiro que eles possuíam, assim em um eventual contratempo, teriam solução pratica, mas lá chegaram e acharam tudo como o Mestre informara, e estavam felizes por já estarem a desatar o pedido, porém nesse exato instante aparecem os proprietários.

Vivemos em um mundo onde atuam forças visíveis e também invisíveis e cada uma delas está procurando levar a criatura de Deus para uma direção; quando um pecador houve as palavras de Jesus, a boa nova do reino chega, e ele a recebe em seu coração (corpo, mente alma espirito), nesse momento  a semente inicia o processo de germinação para restaurar a vida que se havia perdido.

Enquanto em paralelo ocorre o desprendimento que o amarrava, também ocorrem a ação de forças contrárias que buscam manter cativo o ser humano a velha criatura, levando-o a perder o interesse e lhe ofuscando o brilho que aconteceu em seu coração.

As palavras de Jesus são vida, verdade e confirmamos no texto que ao serem aplicadas de acordo como foram orientadas liberaram os 2 (dois) discípulos e o jumentinho que nunca ninguém o havia montado para voltarem ao Mestre.

A atitude que eles tiveram, ratifico, foi a de cumprir com interesse o pedido do Senhor Deus, fazendo a parte que lhes cabia, na proposta feita pela pessoa do Messias e nem imaginavam que estavam fazendo parte da profecia predita pelos profetas e pelo ritual ou cerimonial para se eleger e confirmar seu rei.

Os ataques diretos e indiretos aos novos nascidos ocorrem frequentemente e temos testemunhos reais de pessoas sobre o nível elevado que podem chegar, mas a ordem permanece de ir e apresentar as Boas Novas a todos que vivem amarrados ao esplendor desse mundo afim de que os permita que venham a saber que há vida além dos dias que eles estão vivendo sobre a face da terra.


Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula






Nenhum comentário:

Postar um comentário