sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

SABEDORIA EM OUVIR.

Base na Bíblia: Marcos 08: 14-16 ... Os discípulos haviam esquecido de levar o pão e só tinham um pão no barco. Jesus chamou a atenção deles, dizendo: Fiquem alertas e tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes! Ai os discípulos começaram a dizer uns aos outros: Ele está dizendo isso porque não temos pão...”

Havia um ditado popular, no passado que hoje é pouco utilizado, que dizia: O peixe morre pela boca. E era comum ser aplicado a uma pessoa que por falar demais acabava se denunciando por algo que havia feito. Os anos se passaram e nos dias de hoje podemos observar pessoas que respondem sem saber nem do assunto que se está abordando, de certa forma esse ditado caberia também a essas pessoas.

Jesus sobe ao barco junto com seus doze discípulos e lhes faz uma advertência ou podemos entender como uma admoestação sobre o fermento dos fariseus e do fermento de Herodes.
Seus discípulos ao subirem no barco só portavam um único pão para todos eles e de imediato associaram esse fato a admoestação de Jesus havia feito e começaram a dar relevância a esse comportamento da falta de pão entre eles por causa do esquecimento, tornando esse último fato mais relevante do que a admoestação de Cristo.

Ao observar o tipo de comportamento na embarcação o Mestre Jesus, por causa de suas palavras, chamou a atenção, pois estavam longe de entender o significado que Ele havia proposto.

Podemos também viver nossos dias tão preocupados com nossas dificuldades física, mental e espiritual que a verdadeira solução pode estar a nossa frente e ao nosso alcance, porém tateamos e rodeamos a sua volta, sem conseguir achar.

Nossa sabedoria de ouvir pode estar congestionada e por assim dizer e viver respondemos qualquer coisa associada ao assunto tratado e ao invés de aprender e entender optamos naturalmente por nos culparmos.
A sabedoria de ouvir sempre e se houver dúvida perguntar pode e vai constantemente nos abrir novas oportunidades que em sua essência quando vindo das Escrituras Sagradas irão continuamente apontar para as melhores oportunidades e/ou quanto as advertências sobre o que se deve preservar para não se contaminar.

O pão é o produto final que usa o fermento, quando não é um pão asmo; o fermento com suas características faz com que toda a massa onde for introduzido levede. Os discípulos por pura preocupação em tentar entender a razão de um esquecimento deixaram de ouvir o que exatamente Jesus estava falando.

Vivemos em um momento da história no qual a informação é rápida, passageira e muda constantemente assim todos são levados a terem opinião sobre tudo, sobre qualquer coisa e assunto e obviamente por assim viver estão exclusivamente com base em suas crenças e ideologias.

A palavra de Jesus remete a evitar o aprendizado que coloca as Escrituras em segundo plano ou sua aplicabilidade para depois, exatamente para que vivam as pessoas pela fé como está escrito: Buscai primeiro o reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas.


Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário